COLUNA SEMANAL: Árabes que moram em RO estão apreensivos com guerra entre Israel e Palestina

E a CPI dos Combustíveis, ao que tudo indica, acabou em pizza, o prazo para entrega do relatório acabou e nada foi apresentado à sociedade

COLUNA SEMANAL: Árabes que moram em RO estão apreensivos com guerra entre Israel e Palestina

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Seca, Sede e Fome

 

Desesperadora! Essa é a palavra que melhor define a situação dos moradores das localidades situadas no Baixo, Médio e Alto Madeira devido a seca que assola a nossa região e já é considerada a maior em nossa região. As populações estão enfrentando as maiores dificuldades, até para o básico, como acesso à água potável. Para fazer frente a essa situação calamitosa, um grupo de entidades se uniu e está lançando nos dias 16,17 e 18, uma campanha para arrecadar água mineral para os moradores dessas comunidades ribeirinhas. Nesses três dias, quem quiser fazer doação pode entregar em vários pontos da capital. Um desses locais de recebimento das doações é a sede do jornal eletrônico Rondoniaovivo, localizada na rua Abunã, ao lado do restaurante Casa Bella, no Bairro Embratel. Vamos colaborar, nossos irmão ribeirinhos estão precisando!

 

Desestimulados

 

O Brasil é o segundo país, de um total de 37 analisados, com maior proporção de jovens, com idade entre 18 e 24 anos, que não estudam e não trabalham. O país fica atrás apenas da África do Sul. Na faixa etária considerada no relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 36% dos jovens brasileiros não estudam e estão sem trabalho. É a geração nem nem. “Isso os deixa particularmente em risco de distanciamento de longo prazo do mercado de trabalho”, alerta o relatório Education at a Glance, de 2022, que avaliou a educação em 34 dos 38 países-membros da OCDE, além do Brasil, da África do Sul e da Argentina.

 

Educação em RO

 

Em Rondônia, a coluna solicitou informações à Secretaria Estadual de Sobre a Educação no Estado, gostaríamos de deixar os nossos leitores informados como estão os nossos jovens. Foi encaminhado e-mail à assessoria de Comunicação da Seduc, no dia 27 de setembro, com alguns questionamentos, tais como: qual o número de estudantes nas escolas do Estado?; qual a idade desses alunos?; quantos estão fora das salas de aula?; de quanto foi a evasão nos últimos anos?; onde se verifica a maior evasão?; e qual o maior número de reprovados e em quais locais?.

 

Seduc Não Sabe

 

A Seduc respondeu à coluna, ou melhor, não respondeu, a resposta foi a seguinte: “Prezados, bom dia! Recebemos a demanda. A Secretaria de Estado da Educação está fazendo o levantamento destes dados junto às 406 escolas de todo o Estado. Retornaremos com um posicionamento assim que possível”. Informamos que continuamos esperando os dados desse levantamento.

 

Mestres

No domingo(15) é celebrado o Dia do Professor. Uma classe tão importante para o funcionamento de qualquer nação, não tem muito o que comemorar. O respeito que se tinha pelos mestres e algo que está se perdendo, infelizmente.  Alunos batendo em professores ou xingando estes tem se tornando uma cena tão rara nos últimos anos. Ou ainda, professores sendo vigiados sobre o que explicam em sala de aula e são denunciados pelas ‘patrulhas da falsa moralidade’ que tem infestado as escolas nos últimos anos morais quando entram em assuntos ditos polêmicos. O que vemos é uma inversão de valores. Mas, com tudo isso, esses profissionais tem enfrentado todas essas adversidades para honrar a arte de ensinar e tirar muitos da caverna da ignorância. São uns heróis que estão nos lugares mais distante do país, democratizando o que aprenderam e fazendo a roda do conhecimento girar. Parabéns! Sem vocês não haveria nenhuma profissão!

 

Vai Explodir

 

Uma verdadeira bomba-relógio armada e que pode explodir a qualquer hora. Assim, podemos classificar a decisão tomada na última terça-feira(10), pelos deputados estaduais rondonienses que aprovaram o projeto de lei que eleva o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Rondônia de 17,5% para 21%. A mudança foi proposta pelo Governo do Estado sob o argumento que o motivo da proposta é a Reforma Tributária que está sendo debatida no Congresso Nacional. Outro motivo seria o fato de que a medida aumentará a arrecadação estadual em R$ 2,3 bilhões nos próximos três anos.

 

Agro é Pop

E já que o bolso é a parte mais sensível do corpo humano, a gritaria contra a aprovação do projeto veio de todos os rincões rondonienses. Mas um setor da economia, em especial, o dito grande agronegócio que envolve os grandes produtores e que está fazendo de Rondônia um campo de soja só, parece ser quem mais está de dentes à mostra contra o aumento do imposto. O projeto vai para apreciação do governador Marcos Rocha que pode sancionar ou vetar todo ou parcialmente. Porém como veio do próprio Executivo, dificilmente terá algum veto. Vamos aguardar o andar dessa carruagem!

 

The Flash

Um detalhe que tem chamado a atenção é a rapidez com que esse projeto de lei que aumenta o ICMS tramitou na Casa de Leis. No mesmo dia que chegou, já seguiu para a votação no plenário, sem passar pelas comissões permanentes da Assembleia Legislativa local, como a Comissão de Constituição e Justiça ou a Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação. Escrevam, isso ainda vai dar muito o que falar e confusão não vai faltar!

 

Pizza e Gasolina

 

Já que estamos falando da classe política, parece que os vereadores da capital baixaram o fogo quando o assunto é a CPI dos Combustíveis, que deveria investigar o mercado desses produtos na capital e apurar a formação de cartel no setor. Na coluna anterior havíamos informado que ela estava em atividade, inclusive, o presidente desta, vereador Gilber Mercês, tinha comunicado que teríamos na semana que passou, uma audiência pública sobre o assunto. Pois bem, não houve audiência pública e o prazo para os trabalhos da comissão que era de 90 dias terminou e nenhuma resposta foi dada à sociedade. Ou seja, acabou em pizza.

 

Uma Pena

Essa CPI, tem como presidente, o vereador Gilber Mercês(Podemos); o relator é o vereador Isaque Machado (Patriota); e o secretário, é o vereador Everaldo Fogaça (Republicanos). Ela foi instalada no último dia 10 de julho e teria 90 dias para os trabalhos e a apresentação do relatório.Nada aconteceu! Lamentável que um tema tão importante para a sociedade como esse, e que a população criou uma expectativa tenha caído na vala comum e a sociedade fique a ver navios.

 

Pitbull

 

O Espaço Alternativo é um dos locais de lazer da população de Porto Velho, que usa para a prática de exercícios, bate-papo e descontração. Mas o local está se tornando perigoso pela falta de fiscalização por parte dos órgãos competentes. Quem passa por lá, encontra cachorros, como pitbull, sem focinheira, colocando em risco a vida das famílias que se encontram no local. Outro perigo, são os ciclistas em alta velocidade que circulam na área, sem qualquer preocupação com a segurança deles e dos frequentadores do espaço. Prefeitura e Polícia Militar é hora de agir, antes que algo pior ocorra.

 

 

Sem Sentido

Em tempos de absurdos, onde o rídiculo passa a ser o aceitável, eis que chega à coluna a informação de que os deputados estaduais de Rondônia vão homenagear, nos próximos dias, o astrólogo Olavo de Carvalho. Ele era terraplanista (acreditava que o planeta não era redonda), não acreditava na existência da da Covid-19 e defendia a não vacinação. Mas, ironia do destino, ele morreu no ano passado vítima da doença que tanto negava, segundo uma das filhas dele, Heloísa. Leitor, esse homem merece ser homenageado na nossa Casa de Leis?

 

Conflito

O conflito Israel e Palestina chamou a atenção do mundo pela intensidade do ataque do grupo Hamas, no último dia 07, que deixou centenas de mortos e pela reação de Israel que também não poupou ninguém. Inclusive, alguns cidadãos brasileiros morreram nesses ataques. Outros que estavam na região fazendo turismo ou que moram em Israel se viram sem condições de deixar a região do conflito. Mas uma força tarefa do governo brasileiro organizou a retirada dessas pessoas para trazê-las de volta ao Brasil, sem cobrar nada por isso. Digo isso, porque o Reino Unido está cobrando R$ 1800,00 para resgatar cidadãos ingleses, escoceses, galeses e irlandeses que estão na área de conflito. Quem não tem como pagar, vai ter que aguentar as bombas, tiros e violência!

 

Árabes de RO

 

Em Porto Velho, a comunidade árabe está apreensiva com o desenrolar do conflito que pode se transformar em um banho de sangue envolvendo  vários países contra Israel. Um árabe que mora na capital, ouvido pela coluna, disse que todos conviviam bem na região até a criação do estado de Israel, em 1948. “Tanto judeus ortodoxos, que sempre moraram na região, apoiam os palestinos e tinham uma boa relação. Agora, quando chegaram os judeus que vieram da Europa, após a segunda guerra, a coisa mudou e começou esse conflito. Eu evito falar muito, pois, não sou a favor desses judeus e tenho amigos judeus aqui, que não concordam com a minha posição”, disse.

 

Sexo

Tirar a camisinha durante o ato sexual pode se tornar crime. A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania), da Câmara dos Deputados, aprovou uma proposta que inclui no Código Penal o crime de "stealthing", termo em inglês que se refere ao ato de retirar propositalmente o preservativo sem o consentimento do parceiro ou parceira. O texto, que ainda depende de aprovação do Plenário da Câmara, substitui o projeto de lei de 2022 do deputado Delegado Marcelo Freitas (União-MG). A proposta original estabelecia pena de reclusão de até quatro anos. Agora, o projeto do deputado Felipe Francischini (União-PR) prevê reclusão de 6 meses a 2 anos e multa. Essa prática de tirar o preservativo, pode ser uma janela para doenças sexualmente transmissíveis ou gravidez indesejada.

 

 

No Palácio das Artes

 

Neste sábado(14), a partir das 20h, acontece, no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho, a última apresentação do show Clássicos do Mundo, promovido pelo Núcleo de Apoio à Criança Com Câncer(NACC). A apresentação impecável merece ser apreciada por quem gosta da boa música. Toda a arrecadação da venda de ingressos, será revertida ao NACC que hoje atende a mais de 100 crianças de Rondônia e de outros estados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 69 9 9941 5821.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS