Falta de sinalização em ruas da capital causa acidentes e contraria a lei de trânsito

Moradores reclamam da falta dos serviços complementares após o asfalto, como por exemplo: sinalização e meio fio

Falta de sinalização em ruas da capital causa acidentes e contraria a lei de trânsito

Foto: Rondoniaovivo | Rua Ana Oliveira com Eça de Queiroz no bairro São Francisco

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A escassez na sinalização das ruas do bairro São Francisco, em Porto Velho, está causando transtornos e até acidentes. Há pouco mais de três meses a Secretaria Municipal de Obras (Semob) pavimentou as vias, porém, nenhuma equipe da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) esteve na região.
 
O asfalto era o sonho da moradora Adriana Barbosa. Ela vive no bairro há mais de 20 anos, mas foi só neste que realizou o desejo. Mas apesar disso, ela afirma que o serviço realizado pela prefeitura está incompleto.
 
“Os homens da Semob vieram asfaltar aqui e não fizeram mais nada. Falta a sarjeta, o meio fio e até as sinalizações. Ninguém sabe quem é que tem a preferencial porque não há placas indicando nada”, declarou.
 
Rua Ana Oliveira com Vicente Fontoura, bairro São Francisco | Foto: Rondoniaovivo
 
Na última sexta-feira (11), um grave acidente entre um carro e uma motocicleta foi registrado nas ruas Ana Oliveira com Eça de Queiroz. Segundo os moradores, ambos estavam transitando devagar, mas devido à falta de sinalização, colidiram, deixando uma das vítimas em uma situação delicada.
 
Rua Eça de Queiroz com Ana Oliveira | Foto: Rondoniaovivo
 
A moça, que estava na garupa da motocicleta, caiu do veículo e bateu com a cabeça no chão. Ela foi internada em estado grave no Hospital João Paulo II. 
 
Segundo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), a mulher teve traumatismo craniano e está internada no pronto socorro.
 
O que diz a lei?
 
A sinalização em via pública garante um trânsito mais seguro para todos os usuários. São composições da sinalização, as placas, sinais luminosos, inscrições nas vias e outras. Essas informações regulamentam o trânsito, advertem os usuários das vias e indicam serviços, sentidos e distâncias.
 
De acordo com o Art. 88 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), nenhuma via pavimentada poderá ser entregue após sua construção, enquanto não estiver devidamente sinalizada, vertical e horizontalmente, de forma a garantir as condições adequadas de segurança na circulação.
 
O parágrafo primeiro do Art. 90 do CTB, diz ainda que o “órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via é responsável pela implantação da sinalização, respondendo pela sua falta, insuficiência ou incorreta colocação”.
 
Resposta da prefeitura
 
O Rondoniaovivo procurou a Semtran para esclarecimento dos fatos. Segundo o diretor de tráfego da pasta, João Luiz, parte do serviço será feito a partir desta semana.
 
O motivo do atraso foi a chuva e esse ano as chuvas foram além das expectativas. Agora estamos começando a resolver isso. Eu espero que até o final dessa semana, possamos concluir pelo menos 80% das ruas do bairro”, disse João.
 
Ainda de acordo com o diretor de tráfego, o plano é priorizar as retenções e legenda horizontal ‘Pare’. 
 
O diretor também respondeu aos questionamentos da reportagem, quanto ao acidente de trânsito no local. 
 
“Em relação a rua Eça de Queiroz, a gente já tinha feito [a sinalização] dessa rua, mas ficou faltando essa parte, onde aconteceu o acidente porque o asfalto foi feito depois. O que a gente instrui é que onde tenha asfalto novo, que as pessoas reduzam a velocidade”, declarou.
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS