SEM RISCO: Rio Madeira está longe da cota de transbordamento, diz Defesa Civil

Segundo a pasta, não há risco de transbordamento do rio neste momento

SEM RISCO: Rio Madeira está longe da cota de transbordamento, diz Defesa Civil

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

As chuvas que caem em todas as regiões de Rondônia, estão deixando marcar em algumas cidades do Estado. Em Porto Velho, a população teme uma nova enchente do rio Madeira como a de 2014, mas afinal, há risco de novas alagações na capital?
 
O Rondoniaovivo questionou a Defesa Civil sobre a situação. Segundo a pasta, não há risco de transbordamento do rio neste momento.
 
De acordo com a prefeitura, o nível do rio Madeira está em 13,29 metros, bem longe da cota de transbordamento, que é de 16 metros.  
 
Histórico
 
Para se ter uma noção, em 2019, o rio chegou a 16,40 metros, e deixou mais de 6 mil pessoas em situação de emergência.
 
Em 2014, quando as águas chegaram a 19,14 metros, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), o estrago foi ainda maior: 12,5 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e irem para abrigos ou casas de parentes e amigos.
 
Interior embaixo d’água 
 
A situação semelhante acontece em Cacoal e Ji-Paraná, que neste momento, vivem em alerta vermelho para risco de novas enchentes. 
 
Na capital do Café, mais de 1200 famílias ficaram desalojadas ou desabrigadas com a cheia do rio Machado e, consequentemente, dos rios que cortam a cidade.
 
 Já no segundo maior município do Estado, Ji-Paraná, cerca de 100 famílias estão em situação de emergência, também em razão do rio Machado, que já registra 11,78 metros, segundo a ANA. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS