ERROS: Família de homem morto após mentira de motorista pede justiça

Suposta vítima disse que teria sido assaltada e homem de 37 anos foi morto com 13 tiros em Vilhena

ERROS: Família de homem morto após mentira de motorista pede justiça

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um sentimento de revolta e tristeza ainda toma conta da família e amigos do autônomo Domingos de Souza Francisco, de 37 anos, morto em 1º de dezembro do ano passado, em Vilhena.
 
Naquele dia, Domingos parou para ajudar em um acidente de trânsito envolvendo um ônibus e uma ciclista. Segundo as investigações, houve uma discussão entre ele e o motorista envolvido na batida. 
 
Domingos saiu correndo e foi perseguido pelo motorista, que ao avistar uma equipe da Polícia Militar, disse aos policiais que ele teria tentado cometer um furto. Aí, houve a abordagem policial, que resultou na morte de Domingos.
 
“Um motorista levantou uma calúnia contra meu irmão. Os policiais o mataram com seis tiros, todos pelas costas, mais outros sete tiros com ele caído no chão. Disseram que ele tinha tentado contra vida deles, mas a bala picotou. Se a bala picotou, como eles mataram meu irmão com seis tiros pelas costas?”, pergunta Aparecida Souza, irmã da vítima.
 
“O inquérito já foi encerrado. Houve indiciamento do motorista por denunciação caluniosa. Apurou-se que o Domingos estava armado, mas que não ia cometer crime patrimonial. Aqueles componentes da guarnição da PM, embora amparados por uma suposta legítima defesa, houve um excesso que provocou a morte de Domingos”, explicou o delegado Núbio Lopes.
 
Detalhes
 
O delegado ainda detalhou o que aconteceu: “Esse resultado não foi intencional. Essa foi a conclusão da Polícia Civil. Já sobre o motorista, vai ficar sob responsabilidade da Justiça comum. A conduta dos policiais militares será encaminhada à Justiça militar”.
 
A perícia constatou que foram disparados 13 tiros contra Domingos. Uma das balas perfurou o coração, que ocasionou a morte dele.
 
Os policiais gravaram um vídeo logo após a abordagem, onde um deles disse que “o cidadão teria tentado roubar um ônibus na BR e deu de cara com nossa viatura. Taí ele no chão e atentou contra a gente com essa arma, mas picotou o tiro e partiu pra cima com esse canivete. Agora tá aqui, mas não sei como tá não”.
 
A irmã revoltada, não entende como os policiais agiram de maneira desproporcional contra seu irmão, Domingos. 
 
Aparecida Souza disse que a família sofre todos os dias, devido a morte do irmão Domingos de Souza Francisco
 
 
 
“Ainda tiveram a coragem de gravarem um vídeo bárbaro, dizendo que tinham dado uma camaçada de tiros e que tinha um canivete. Não ligaram as câmeras do carro nem dos coletes, mas tentaram se safar com o vídeo do celular. O Ministério Público não tem conhecimento desse vídeo. Eu quero justiça, eu quero esses policiais na cadeia ou sem farda!”, desabafou Aparecida Souza.
 
Segundo o que apurou o Rondoniaovivo, os policiais militares envolvidos na ocorrência que resultou na morte de Domingos, continuam atuando no policiamento das ruas e seguem suas vidas normalmente. Enquanto isso, a família de Domingos sofre dia após dia.
 
“Eles não foram afastados das ruas e colocam a culpa apenas no motorista. Meu irmão era muito medroso. Ele usava essa arma por medo, pois ele tinha um problema com um cara que morava em uma chácara. Meu irmão nunca fez nada com ninguém! Esses PMs não têm dignidade de trabalhar com a população! A minha família sofre dia após dia. Acabaram com a gente! A nossa população não precisa desse tipo de policiais”, afirmou Aparecida.
 
Recentemente, a família de Domingos conseguiu a reconstituição do crime, um ano após a morte dele, por meio do Ministério Público Estadual. Com essa nova determinação, a Polícia Civil tem 90 dias para refazer o que aconteceu naquele dia e o caso pode ser reaberto.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS