Nesta segunda-feira (29), pela primeira vez, o programa Roda Viva da TV Cultura vai levar aos seus estúdios duas lideranças de Rondônia.
O anúncio foi feito durante a semana passada, em publicação nas redes sociais: Txai Suruí, que ficou conhecida em todo o planeta por seu discurso durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), em Glasgow, na Escócia.
Além dela, outra figura conhecida dos rondonienses também se sentará no centro da roda de entrevistas: Almir Suruí, pai de Txai.
Ela foi a primeira indígena a discursar em uma conferência do clima da ONU. Txai trabalha na assessoria jurídica da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, fundada por sua mãe, Ivaneide Bandeira (Neidinha). A ONG atua em defesa dos direitos dos indígenas.
Txai também é fundadora e coordenadora do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia, que promove ações em defesa da demarcação de terras e da garantia de direitos aos povos originários.
Almir também é reconhecido no mundo por denunciar o desmatamento na Amazônia e buscar alternativas sustentáveis para a floresta. Nascido em Rondônia, ele já coordenou o movimento indígena do estado e discursou na Assembleia Geral da ONU.
O programa Roda Viva é comandado pela jornalista Vera Magalhães. Em Rondônia começa às 21 horas. Quem quiser assistir, é só acompanhar no site da TV Cultura, no canal do YouTube, no Facebook e Twitter.