Domingo, 21 de novembro, primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão tanto na versão impressa ou digital. Além das regras gerais de todas as edições, em 2021, o uso de máscara é obrigatório, assim como foi no ano passado.
Confira uma lista com datas, horário, locais e tudo o que você precisa saber sobre a prova.
Horário
No primeiro domingo (21/11), os candidatos têm 5 horas e 30 minutos para responder às questões e fazer a redação. No segundo domingo (28/11), a duração é de 5 horas.
Fique ligado nos horários, que já estão com uma hora a menos já que as provas começam às 12 horas de Brasília:
- 11 às 12h: Abertura e fechamento dos portões do Enem 2021
- 12h às 12h30: Procedimentos de segurança na sala de prova
- 12h30: Início das provas do Enem 2021
- 18h: Término das provas no primeiro domingo (21/11)
- 17h30: Término das provas no segundo domingo (28/11)
“O ideal é que o aluno chegue às 10 horas, para se familiarizar com o local de prova. Lembrando que os portões abrem às 11 horas e fecham meio-dia, horário de Rondônia. Haverá 30 minutos a mais por conta da redação. Não alterem a rotina. Nos sábados (20 e 27), descansem e durmam bem”, alertou o diretor da Escola Estadual Major Guapindaia, de Porto Velho, Célio Silva.
Datas
O Enem será aplicado nos dias 21 e 28 de novembro. No primeiro dia de prova, as disciplinas são de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação.
Já no segundo, é a vez de Matemática, Códigos e Suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.
Locais
- Acesse a Página do Participante no site do
Inep;
- Faça o login pela sua conta no Gov.Br, com CPF e senha;
- Na página do participante, você terá acesso a todas as suas informações e poderá consultar seu local de prova.
O que levar
- Documento oficial com foto (obrigatório);
- Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente (obrigatório);
- Máscara (obrigatório);
- Cartão de confirmação (recomendado) - O documento possui número de inscrição, a data, a hora e o local de realização do exame;
- Um lanche e água (recomendado);
- Álcool gel (recomendado) - O Enem disponibilizará álcool em todas as salas, mas caso o participante tenha condições, é melhor levar o seu.
“Não comam nada diferente do normal. Se for levar algum alimento, leve em embalagem transparente. Tira da embalagem original e já leva nesse outro pacote. E a caneta: exclusivamente de cor preta. Não pode outra cor. É importante esses alertas, pois muita gente chega correndo e leva caneta da cor errada”, destacou novamente Célio Silva.
O que não levar
Todos os objetos que não estejam listados devem ficar guardados na mochila ou no porta-objetos. Por isso, recomenda-se que o candidato leve a menor quantidade de objetos possíveis.
- Equipamentos eletrônicos deverão ser guardados no porta-objetos desligados (caso toque durante a aplicação, o participante estará automaticamente eliminado);
- Óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, touca ou chapéu com aba);
- Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos;
- Livros, manuais, impressos, anotações;
- Relógio.