SAÚDE DA MULHER: Programa atua na prevenção e promoção do bem-estar em Porto Velho

Ações serão intensificadas até o fim do mês

SAÚDE DA MULHER: Programa atua na prevenção e promoção do bem-estar em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

No mês do Outubro Rosa, a Prefeitura de Porto Velho intensifica os atendimentos ofertados pelo Programa de Saúde da Mulher. O município também realizará ações itinerantes até o final do mês.
 
Na prática, a política de atenção integral à saúde da mulher atua na prevenção de agravos e promoção à saúde. Os serviços são oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde da capital e distritos.
 
Entre os serviços ofertados estão o de prevenção do câncer de colo do útero, exame clínico para a detecção do câncer de mama, detecção e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), planejamento reprodutivo, pré-natal e acolhimento de mulheres vítimas de violência.
 
O acesso ocorre por meio da estratégia de saúde da família com agendamentos prévios ou demanda espontânea.
 
“Pela estratégia, a moradora já está vinculada a uma equipe específica daquela unidade de saúde, mas a moradora que esteja fora dessa área de cobertura pode procurar, inicialmente, uma UBS mais próxima que será atendida”, explica a coordenadora do programa, Ana Emanuela Carvalho Chagas.
 
 serviços são oferecidos nas Unidades Básicas de Saúdeserviços são oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde
 
Após a avaliação, muitas mulheres podem necessitar de um atendimento especializado, que é ofertado pelos serviços gerenciados pelo departamento de média e alta complexidade. Entre os serviços estão o de ginecologia, ultrassonografia, obstetrícia, mamografia e métodos de controle reprodutivo de longa duração, como a inserção de DIU, laqueadura e vasectomia.
 
Já os casos de violência sexual são atendidos na Maternidade Municipal Mãe Esperança, referência nesse tipo de acolhimento e aplicação de profilaxias para combater eventuais contaminações resultantes do crime.
 
Segundo a Coordenação do Núcleo de Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), os serviços mais procurados pelas moradoras são o pré-natal, planejamento reprodutivo e preventivo para o câncer de colo de útero.
 
AÇÕES ITINERANTES
 
No mês de combate e conscientização à prevenção do câncer de mama, a Prefeitura segue intensificando as ações. A estratégia é priorizar as faixas etárias com maior risco e ampliar a adesão por parte das moradoras.
 
O exame de rotina de mamografia, por exemplo, precisa ser intensificado por mulheres que estão na faixa dos 50 aos 69 anos. Já o preventivo é priorizado às mulheres com idades entre 25 e 64 anos”, explica a coordenadora.
 
Até o fim de 2021, o Município também realizará ações itinerantes para a educação e orientação em saúde em pontos estratégicos da capital.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS