PROJETOS SUSTENTÁVEIS: Aldeia indígena conta com a parceria da UNESC Rondônia

Ações visam fortalecer as atividades econômicas e culturais da Associação IAB_LAMÉ

PROJETOS SUSTENTÁVEIS: Aldeia indígena conta com a parceria da UNESC Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico de aldeias indígenas no estado de Rondônia, a UNESC tem buscado fortalecer parcerias. Na segunda-feira, dia 22 de junho, os coordenadores dos cursos de Engenharias, Direito e Gestão e Tecnologia, da unidade de Cacoal, estiveram na Aldeia Placa, na Linha 14, área rural do município.
 
Na oportunidade, os professores Jully Brune, Everton Balbo e Andressa Masiero puderam conversar com membros da Associação IAB_LAMÉ. “O nosso objetivo, enquanto instituição de ensino superior, é auxiliar a Associação oferecendo assessoria para comercialização dos produtos, implementação de marca, entre outras consultorias. Além disso, a UNESC quer oferecer cursos e formação em diversas áreas como turismo, tecnologia, gestão, entre outras”, destacou a professora Jully.
 
Para o cacique da Aldeia, Janduí Surui, esta é uma grande oportunidade para toda a comunidade indígena. “Como não temos uma formação ou entendimento muito grande, temos apenas muita força de vontade, a universidade tem muito a somar. Então contamos com essa parceria com a UNESC para nos capacitar. Tanto na logística da produção, na gestão dos negócios, como buscar o mercado, os melhores preços, o manejo. Enfim, quanto mais conhecimento puder ser adquirido, mais importante é. Nós, os povos indígenas, só temos que agradecer”, destaca o cacique.
 
Conforme explicou Janduí Surui, a Associação IAB_LAMÉ tem projetos sustentáveis voltados à extração do óleo de copaíba, à castanha e aos artesanatos indígenas. “Essa parceria é muito importante para nós. Ela vem para somar, com conhecimento e estratégias. E também fortalecer a nossa terra, com a visibilidade do nosso produto. É uma forma de valorizar o nosso trabalho”.
 
Para a coordenadora dos cursos de Gestão e Tecnologia da UNESC Rondônia, esta parceria é bastante enriquecedora para ambos.  “A importância dessa parceria está pautada na troca riquíssima de conhecimento entre a academia e o povo indígena. Ainda se torna uma forma de preservar a sua cultura em meio ao mundo do comércio”, destacou Andressa Masiero.
 
De acordo com a professora, todas as ações por parte da UNESC estão sendo traçadas com base no ideal do cacique Janduí Surui para que os jovens criem raízes na aldeia. “O objetivo é criar uma estrutura para que os jovens possam crescer e alcançar seus objetivos, sem precisar deixar a aldeia para isso. Queremos incentivar que eles comercializem os seus produtos de uma forma mais profissionalizada, fazendo com que isso os incentive a fortalecer a estrutura da aldeia, participando do mundo dos negócios”, completa a docente.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS