O Governo de Rondônia realizará, de 21 a 26 de junho, a Semana Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, abordando o tema “Rondônia contra o uso indevido de drogas”. O evento contará com diversas ações neste período, como oficinas, pit stop educativo e atividades de conscientização externa, além de uma série de palestras no formato on-line com a mediação de diversos especialistas no assunto.
A abertura oficial do encontro na segunda-feira (21) terá início às 9h, com a participação do governador Marcos Rocha e demais autoridades envolvidas. O evento será no Auditório Jerônimo Santana, do Palácio Rio Madeira, transmitido ao vivo pelo Facebook do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conepod).
Durante a semana, outras atividades serão promovidas também na rede social do órgão e de maneira presencial, seguindo os protocolos sanitários, como forma de fortalecer as práticas e discussões reflexivas sobre o tema. A programação completa pode ser conferida a seguir:
Dia 21 – Após a abertura oficial, haverá palestra com a defensora pública Isabela Moreira Campos, que vai abordar sobre a “Atribuição da União, Estados, Distrito Federal e municípios na Política Pública sobre Drogas”;
Na parte da tarde, entre os dias 21 e 25, por meio da Polícia Militar (PM), junto com o batalhão do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM), ocorre um pit stop e um “adesivaço” na esquina das avenidas Rio Madeira com Imigrantes;
Dia 22 – Às 9h, haverá palestra com o psiquiatra Nestor Angelo D’andrea Mendes, sobre o tema: “Dependência química: conceito, tratamento e reabilitação dentro das Comunidades Terapêuticas”;
Dia 23 – Às 10h, o juiz auxiliar da Vara de Execuções Penais da Comarca de Porto Velho, Flávio Henrique de Melo vai palestrar o tema “Do uso do álcool às drogas sintéticas: efeitos e riscos do consumo entre jovens”. Excepcionalmente, a transmissão será pelo Canal da Mediação Tecnológica.
Dia 24 – O psicólogo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Luiz Carlos Henrique de Souza, palestrará sobre “O uso de drogas e o impacto no ambiente de trabalho”, às 8h30.
Dia 25 – Às 16h, haverá oficinas de atendimento médico no Espaço Alternativo e palestras com representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e estudantes da área da Saúde sobre os “Tipos, efeitos e consequências das drogas para o organismo”, além de simulação de primeiros socorros, com a presença de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Dia 26 – Será o encerramento da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, a partir das 16h, também no Espaço Alternativo de Porto Velho. Haverá palestra com representantes da Sesau e estudantes da área da Saúde, caminhada organizada pela Polícia Federal (PF), ciclismo, sorteio de bicicletas e outros brindes, além do “adesivaço” com a Polícia Militar e o batalhão do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM).
Ainda este ano, o planejamento estratégico da Conepod prevê pautas em todos os municípios para sensibilizar as autoridades locais sobre a importância da criação de conselhos que viabilizem ações de apoio a esta causa, incluindo reuniões de coordenadorias de Educação para a fundação de futuros comitês escolares de combate às drogas.
Essas iniciativas estão em consonância com a Lei nº 13.840, de 5 de junho de 2019, relativa ao Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas e definem condições de atendimento aos usuários e dependentes químicos.