SEM PROJEÇÃO: ‘Não temos previsão’, diz prefeitura sobre quando irá vacinar toda a população

Novo grupo começará a ser imunizado na próxima semana.

SEM PROJEÇÃO: ‘Não temos previsão’, diz prefeitura sobre quando irá vacinar toda a população

Foto: Saul Ribeiro/Prefeitura de Porto Velho | Vacinação contra covid-19 na capital

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O ritmo da vacinação contra covid-19 em Porto Velho segue lento. Desde a chegada das primeiras doses à capital, no dia 19 de janeiro, pouco mais de 103 mil pessoas tomaram a primeira dose dos imunizantes capazes de deter o vírus SARS-CoV. Já 45 mil moradores da capital receberam a imunização completa.
 
Em porcentagem, o município vacinou 19,1% da população com a primeira dose e  8,5% com a segunda.
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o pico da vacinação em um único dia foi em 23 de abril deste ano, quando a capital conseguiu imunizar 5.021 pessoas.
 
Questionada pelo Rodoniaovivo sobre a previsão de quando a capital conseguiria vacinar toda a população apta a receber as duas doses, a Semusa informou não ter ideia de quando isso iria acontecer.  “Não temos previsão pois dependemos do número de doses enviadas para acelerar o processo de vacinação”, declarou a assessoria de Comunicação da Semusa.
 
Dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), mostram que Porto Velho recebeu quase 200 mil doses das vacinas e aplicou 149 mil, somadas as primeiras e segunda doses.
 
A capital segue sem estudos de projeção para saber quando conseguirá imunizar toda a população. O Estado de São Paulo anunciou na última semana que até a segunda quinzena de outubro deste ano, todas as pessoas de até 18 anos, receberam pelo menos a primeira dose dos imunizantes.
 
Novo grupo
 
Na próxima semana, a Semusa inicia a vacinação dos professores do Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA e Ensino Superior, que é a quarta etapa do Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. A vacinação deste grupo deveria ter começado, nesta quinta-feira (10), mas devido os outros grupos prioritários não terem sidos vacinados totalmente, a imunização deles foi adiada.
 
Os próximos grupos a serem vacinados serão:
 
- Pessoas do sistema prisional (privados de liberdade e funcionários do sistema prisional)
- Portuário 
- Aeroportuários
- Caminhoneiros 
- Pessoas em situação de rua 
- Trabalhadores do transporte coletivo
- Trabalhadores de limpeza urbana 
- Trabalhadores industriais
 
Ainda conforme a Semusa, após todas as pessoas destes grupos receberem a primeira dose das vacinas, a prefeitura voltará a imunizar a população por idade. Os últimos vacinados por idade, foram idosos de até 60 anos, sem nenhum tipo de comorbidade.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS