CONHECIMENTO: Uniron realiza palestras sobre comunidades tradicionais da Amazônia legal

Evento tratou sobre a atenção para a saúde das comunidades tradicionais

CONHECIMENTO: Uniron realiza palestras sobre comunidades tradicionais da Amazônia legal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O 1º Ciclo de Palestras sobre Experiências Exitosas na Saúde de Comunidades Tradicionais da Amazônia Legal, ocorreu de forma virtual, promovido pelo curso de Odontologia da Uniron, sob a Coordenação do docente Marcuce Antônio Miranda dos Santos, dentro da disciplina de Saúde dos Povos Tradicionais, e aconteceu nos dias 29 de abril, 6 e 13 de maio, no horário das 19h às 22h. O objetivo do evento foi dar ênfase às experiências desenvolvidas junto às comunidades tradicionais, como forma de estimular os acadêmicos a desenvolverem ações e pesquisas junto a estes grupos. Durante as palestras, foram debatidos os temas ligados à saúde de comunidades indígenas, ribeirinhas, do garimpo e a pesquisa nessas áreas. 
 
Os encontros tiveram a participação de palestrantes como Gabriel Cortês, da Saúde Bucal Indígena do Ministério da Saúde; Jeanne Lúcia Gadelha e Cleson Oliveira de Moura, ambos da Universidade Federal de Rondônia - UNIR; Allan Zeballos, da UBS Ribeirinha do distrito ribeirinho de São Carlos, que fica em Porto Velho; Magali Caldanha da Universidade de São Paulo - USP, Campus Bauru; Wagner Vicente de Moraes da Universidade de Ciências Empresariales – UCE, da Argentina e Eufrásia Candorin, da UNINORTE, de Rio Branco, Acre.
 
Aos 29 anos e cursando o 9º período do curso de Enfermagem da UNIRON, a guajaramirense Ítala Camila, entende que as palestras ressaltaram a importância da percepção dos profissionais, o que possibilita o fortalecimento das ações que são produzidas no cotidiano das equipes de saúde. De acordo com a filha do seu João e da dona Jackelita, “É interessante ter esses eventos, pois trazem aprendizado no nosso dia-a-dia, visto que nos deparamos com experiências e perspectivas diversas”.
 
Para a filha do casal Patrícia e Welington, o ciclo de palestras foi uma experiência incrível e de muito aprendizado. Para a acadêmica do 5º período do curso de Odontologia da UNIRON, a iniciativa da coordenação, juntamente com o professor, foi ótima para que pudesse conhecer como funciona a saúde dos povos tradicionais da Amazônia e os desafios existentes. Conforme Shayene Requieri Ribeiro afirma, “Participar do ciclo de palestras, nos possibilitou olhar a saúde e mais profundamente a Odontologia, além das clínicas e consultórios particulares, auxiliando a expandir nossa mente e horizonte para uma experiência tão linda que podemos ter através da profissão que escolhemos, fazendo a diferença onde houver necessidade. Importante também para entender um pouco as dificuldades, diferenças e como podemos contribuir com os povos que fazem parte do nosso território amazônico, remetendo a um olhar mais empático e humanizado. Só tenho a agradecer, pois é esse estilo de profissional que quero ser e fico grata em saber que estou sendo preparada para isso”.
 
Para o filho da dona Maria Íris e seu Pereira, esse evento é singular em nosso meio acadêmico, e proporciona uma aproximação entre os saberes popular e científico, além de despertar nos futuros profissionais da saúde, um interesse para atuar nessas comunidades e contribuir com a saúde e melhoria da qualidade de vida da população abrangida. O Docente Marcuce, que coordenou o evento, enfatiza: “Fiquei satisfeito com a realização deste ciclo de palestras, pois pude perceber nos discentes um despertar para temas tão importantes”.
 
Para a Professora Fernanda Bijella, que coordena o curso de Odontologia, este tipo de encontro é importante para mostrar aos nossos acadêmicos, experiências de profissionais renomados, relatando êxitos de pessoas e entidades, tanto de Rondônia, quanto de outros estados a respeito da cultura e especificidades das comunidades tradicionais. Conforme afirma, “Isso possibilitará aos nossos discentes uma formação mais abrangente e humana”.
 
 

 

Professor Marcuce

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS