MUDANÇAS: MEC prorroga prazo para escolha de livros didáticos para esta sexta (19)

As obras são de transição para o Novo Ensino Médio e serão adotados em sala de aula no segundo semestre de 2021

MUDANÇAS: MEC prorroga prazo para escolha de livros didáticos para esta sexta (19)

Foto: ILUSTRATIVA

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O prazo para as escolas públicas realizarem a escolha de materiais didáticos de transição para o novo Ensino Médio foi prorrogada para esta sexta-feira (19). É previsto que as novas obras sejam utilizadas em sala de aula no segundo semestre de 2021. As mudanças seguem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
 
 
 
 
Para orientar os profissionais, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) disponibiliza um guia sobre as obras didáticas disponíveis. Na plataforma, os docentes têm acesso aos livros didáticos destinados aos anos finais do ensino médio e às obras literárias.
 
 
 
A novidade é o guia de Projetos integradores e Projeto de vida. Esse material atua de forma complementar e sem a necessidade de abrir mão imediatamente dos livros didáticos disciplinares existentes.
 
 
Os livros de Projetos Integradores são divididos em quatro áreas do conhecimento: ciências humanas e sociais aplicadas, linguagens, matemática e ciências da natureza. Essa é uma forma de auxiliar na adaptação dos docentes às mudanças previstas para o novo ensino médio.
 
 
 
O que muda no novo ensino médio
 
O Novo Ensino Médio prevê ampliação da carga horária mínima para 1.400 horas, não podendo ultrapassar o máximo de 1.800 horas. A reforma ainda prevê flexibilização curricular, foco no estudante e no seu desenvolvimento integral e a incorporação de práticas escolares mais dinâmicas e interativas.
 
 
No lugar de 13 disciplinas o ensino será dividido nas quatro áreas do conhecimento especificadas acima. Serão obrigatórios o ensino de língua portuguesa e matemática ao longo dos três anos do ensino médio, além da obrigatoriedade da disciplina de inglês. Também são incluídos obrigatoriamente estudos e práticas de educação física, arte, sociologia e filosofia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS