UNIRON: Acadêmico desenvolve robô cartesiano para corte de materiais moles

Este projeto permite cortes com alta exatidão e resolução, tanto para peças simples, quanto para aquelas com geometria mais complexa

UNIRON: Acadêmico desenvolve robô cartesiano para corte de materiais moles

Foto: Divulgação | Da esquerda para a direita: Jonatas e Pablo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O acadêmico do 8º período de Engenharia Elétrica da UNIRON, Jonatas Caldas da Silva, desenvolveu um robô cartesiano que possibilita cortes de madeiras, plásticos, borrachas e couros, utilizando a tecnologia de turbo laser de CO2. Este projeto permite cortes com alta exatidão e resolução, tanto para peças simples, quanto para aquelas com geometria mais complexa. O acompanhamento deste trabalho técnico, foi feito pelo Engenheiro Mecatrônico Pablo Apolinário, que subsidiou o discente através do repasse de tecnologia e conhecimentos necessários para a realização do hardware que é integrado a um software. E a orientação, ficou a carga da Engenheira Eletricista, Professora Jéssica Carvalho.

 

Para Apolinário, “a capacidade de transmitir o conhecimento para uma pessoa até então leiga e o resultado do trabalho, me deixaram muito satisfeito e tenho certeza que outros projetos que resultem em máquinas e robôs que irão agregar valor à nossa sociedade e otimizar os processos produtivos, poderão ser realizados”.

 

Jéssica, ressalta “que toda a aprendizagem necessária para a realização desse projeto foi adquirida na instituição e o empenho do acadêmico e sua interação com os Engenheiros envolvidos, foram fundamentais para a conclusão do desafio com êxito. E quanto ao produto desenvolvido, o mesmo pode ser comercializado para empresas do setor metalúrgico, arquitetura e publicidade, dentre outros.

 

O discente Jonatas, menciona “que poder desenvolver na prática o que é visto em sala de aula, foi gratificante. Realizar o projeto me ajudou a ter contato com micro controlador, configurando com suas resoluções as medidas corretas, deixando a máquina com a máxima exatidão e fazer um produto que além de ampliar meu conhecimento, ainda pode ser comercializado, foram fundamentais para o meu engajamento e minha satisfação. Para finalizar, agradeço aos Engenheiros Pablo e Jéssica”.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS