INOVAÇÃO: Sebrae prepara pesquisadores para transformar conhecimento em negócios

Edital de seleção já está aberto, por meio do Catalisa ICT, vai selecionar 1 mil pesquisas acadêmicas com potencial de inovação tecnológica

INOVAÇÃO: Sebrae prepara pesquisadores para transformar conhecimento em negócios

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mestres ou doutores titulados, com diplomas reconhecidos no Brasil, bem como mestrandos e doutorandos em instituições brasileiras que querem gerar negócios inovadores a partir de suas pesquisas, não podem perder a oportunidade de participar do Catalisa ICT. A iniciativa liderada pelo Sebrae, com a colaboração de parceiros relevantes do ecossistema de inovação no país, vai ajudar a tirar essas empresas do papel.
 
Com o lançamento do edital de seleção de pesquisas, no último dia 25, as inscrições já podem ser realizadas. Para se inscrever, basta acessar o Portal do Sebrae no endereço www.sebrae.com.br/catalisaict. Na página, além de acesso ao edital, os pesquisadores interessados também podem conhecer mais detalhes do iniciativa que está com inscrições abertas até o dia 24 de janeiro de 2021. As inscrições são direcionadas para a plataforma Worldlabs, onde foi criada uma comunidade do Catalisa, que oferece um ambiente online de conexão e networking entre os participantes da iniciativa.
 
Ao todo, na primeira chamada pública, o Sebrae selecionará 1.000 pesquisas com potencial de inovação em âmbito nacional. Entre os critérios de seleção, destacam-se o potencial de impacto econômico da pesquisa e sua relevância dentro do mercado; o grau de inovação, ineditismo e abrangência; o potencial de impacto socioambiental e contribuição para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
 
De acordo o gerente de Inovação do Sebrae, Paulo Renato Cabral, a grande missão da instituição é apoiar o desenvolvimento de empresas inovadoras e a manutenção e crescimento de todas as empresas do Brasil. “Para nós, o nascimento de empresas inovadoras a partir dos centros de pesquisa das universidades é uma estratégia extremamente importante para a reconfiguração da economia do país, gerando empregos de alta qualidade e divisas para o Brasil”, destacou.
 
Jornada da academia ao mercado
 
O Programa Catalisa ICT foi estruturado em uma jornada de aproximadamente 3 anos, dividida em quatro etapas para apoiar os pesquisadores desde a preparação até a criação de empresas de base tecnológica, de modo que eles consigam ter sucesso e escalabilidade. Além de gerar novos negócios, a iniciativa também pretende contribuir para a transferência de tecnologia para os pequenos negócios brasileiros.
 
Na primeira etapa "Mobilizar e Despertar para Empreender", realizada em outubro e novembro deste ano, além do lançamento da iniciativa, foram realizados workshops virtuais em todos os estados e aberta a primeira chamada pública para a inscrição das pesquisas (fase atual).
 
De acordo com o cronograma, o resultado da seleção das pesquisas será conhecido até o dia 24 de fevereiro. Os pesquisadores selecionados para a segunda etapa, chamada “Aprender e Estruturar” vão participar de uma capacitação online gratuita com foco no desenvolvimento de uma atitude empreendedora. Eles vão aprender sobre gestão de inovação e modelos de negócios, além de adquirir conhecimentos na área de prospecção tecnológica e participar de mentorias com profissionais de mercado.
 
“Esse é o momento em que os pesquisadores vão desenvolver o seu mindset empreendedor, assim como os planos de inovação que serão submetidos a uma nova etapa do programa, por meio do próximo edital com previsão de lançamento em maio do próximo ano", explicou Adriana Dantas, analista da inovação do Sebrae Nacional. A meta é selecionar 270 planos de inovação no segundo edital para a terceira etapa do programa, “Desenvolver e Testar”, quando os pesquisadores receberão fomento para pesquisa por até 12 meses com o objetivo de criação e formalização de uma micro e pequena empresa de base tecnológica.
 
Depois da etapa de criação de novos CNPJ, será lançado um terceiro edital para seleção de 135 pequenos negócios inovadores, a partir de projetos de PD&I. Por fim, os selecionados vão participar da quarta etapa, “Inovar e Escalar”, quando vão ter a oportunidade de ter contato com investidores e se aproximar de empresas e potenciais parceiros.
 
Os pesquisadores que não forem selecionados no segundo edital e não avançarem para as etapas seguintes, ainda terão a oportunidade de participar de projetos de inovação de micro e pequenas empresas, como um capital humano qualificado para os pequenos negócios que necessitam de apoio técnico para avançar em suas inovações.
 
Saiba mais sobre o edital de seleção de pesquisas com potencial de inovação do CATALISA ICT ao clicar aqui.
 
Saiba mais sobre as ações do Sebrae: acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS