A produção destes EPIs surgiu de uma campanha da Liga Acadêmica de Clínica Cirúrgica de Rondônia (Laccro)
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), em Porto Velho, recebeu 50 mascaras de Equipamento de Proteção Individual (EPI), face shields, doadas através de uma parceria com o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) para auxiliar nas medidas de proteção e combate ao coronavírus (Covid-19).
A produção destes EPIs surgiu de uma campanha da Liga Acadêmica de Clínica Cirúrgica de Rondônia (Laccro), que inicialmente arrecadou material para produção das máscaras de proteção de maneira artesanal, com uso de poliestireno, mais conhecido por PS. Com o debate das ideias, buscaram o apoio do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) para a criação de um protótipo.
Segundo o médico Horácio Tamada, diretor de Ensino e Pesquisa e membro do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital de Base e um dos colaboradores diretos do projeto, em momento de crise o apoio de todos é fundamental. “Nós, da educação, encontramos na confecção da face shield a nossa melhor maneira de contribuir. Como sabemos, a educação, o conhecimento e os hábitos de uma população são armas poderosas para enfrentar qualquer situação”.
A diretora geral do Hospital de Base, Raquel Gil Costa, disse que a unidade está em processo de organização, e sempre com ações para garantir a segurança dos servidores e aos usuários do SUS. “Essa parceria só vem reforçar tudo que temos feito aqui, e só temos a agradecer as 50 unidades dos protetores faciais recebidas. Esses EPIs serão distribuídas aos profissionais de saúde que atuam em setores que poderão receber pacientes acometidos pelo novo cornavírus, lembrando que não temos nenhum paciente internado em nossa unidade de Covid-19”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!