Opções que agregam lazer e conhecimento não faltam à população que tem interesse em estar por dentro do que a cidade tem a oferecer
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Para receber bem os turistas que visitam a capital rondoniense, o Governo do Estado, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), vem investindo e incentivando aos cidadãos portovelhenses a conhecerem a cidade e os pontos turísticos locais, promovendo a cultura e a difusão histórica municipal.
Opções que agregam lazer e conhecimento não faltam à população que tem interesse em estar por dentro do que a cidade tem a oferecer. O roteiro criado pela Setur dá as dicas. O primeiro passeio pode ser no Parque Natural Olavo Pires, que funciona de terça a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 9 às 17 horas. O parque está localizado no final da Avenida Rio Madeira, área rural da cidade.
A Igrejinha de Santo Antônio, próxima ao Memorial Rondon, é um ponto histórico
O Memorial Rondon, com referências históricas à expedição de Cândido Rondon, funciona de terça a domingo, das 10 às 16 horas, na Estrada do Santo Antônio, próximo à Igreja de Santo Antônio, outro ponto que faz parte da história de Porto Velho e merece a visitação, estando aberta de terça a domingo, das 10 às 16 horas.
No Memorial Governador Jorge Teixeira, onde é possível conhecer a história rondoniense no período em que o coronel foi governador do estado, o funcionamento é de terça à sexta-feira, das 8 às 12 horas, localizado à Rua José do Patrocínio, 501, Centro. Recentemente reativada, a Litorina da antiga Estrada de Ferro Madeira Mamoré relembra os passeio realizados pela Maria Fumaça, funcionando de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados e domingos das 10 às 17 horas. Na Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré a beleza natural fica por conta do pôr do sol no Rio Madeira, uma atração que encanta aos visitantes.
Considerado o segundo maior do mundo, o Museu Internacional do Presépio está localizado à Rua Mané Garrincha, na Associação São Tiago Maior, Zona Leste da capital. Obras de mais de 50 países estão expostas no museu, que funciona de terça a domingo, nas 10 às 12 horas e das 14 às 20 horas.
Uma oca foi erguida nas imediações do Memorial Rondon
Já no Parque Circuito José Adelino, na Avenida Lauro Sodré, Bairro Nacional, o passeio pode ser feito todos os dias da semana, das 8 às 19 horas, com muito contato com a natureza e oportunidade para um piquenique em família ou entre amigos. Local onde funcionou o primeiro palácio do governo, com arquitetura preservada e exposições de obras de arte de diversos artistas locais, o Palácio Presidente Getúlio Vargas é aberto para visitação de segunda à sexta-feira, das 8 às 13 horas, à Rua Dom Pedro II, 1.600, Centro.
Na Casa da Cultura Ivan Marrocos é possível conferir vernissages e exposições variadas programas pela agenda local. O espaço está aberto de segunda a sábado, de 9 às 18 horas, na Avenida Carlos Gomes, 2454, Bairro Caiari. Em frente ao salão de artes, também de esquina com a Avenida Rogério Weber, está um dos maiores pontos turísticos de Porto Velho, a Praça das Três Caixas D’águas, com os antigos reservatórios de água da cidade. A Praça Aloísio Ferreira, na Avenida Farqhuar, Bairro Caiari, já é também um ponto de encontro da população, principalmente aos finais de semana, quando acontece a Feira do Porto, com barraquinhas de comidas típicas, artesanatos e muitas opções de brinquedos para a criançada.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!