POR VICK BACON: As Redes Sociais: o novo Território do Mundo

Entenda o porquê as Redes Sociais ditam as regras da sociedade, da política e decidem eleições.

POR VICK BACON: As Redes Sociais: o novo Território do Mundo

Passamos mais de 9 horas conectados às Redes Sociais sendo o segundo país do Mundo / Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

10 CURIOSIDADES SOBRE AS REDES SOCIAIS NO BRASIL.

 

1.Somos o segundo país do mundo que passa mais tempo conectado, uma média de 9h 29 min por dia. o Brasil possui mais de 122 milhões de usuários com acesso à Internet.

 

2.Se bem explorado pode ser o principal canal de negócios de sua empresa e render incríveis dividendos ao seu negócio, pois já representa mais de 50% das compras de produtos realizado por compras on line.

 

3.No Brasil a maioria dos usuários do Facebook e do Instagram são mulheres, contrariando a média do resto do mundo onde a maioria é masculina. No Facebook elas representam 54%dos usuários enquanto que no Instagram essa média sobe para 59%.

 

4.A rede social mais acessada pelos Brasileiros é o Facebbok (78%), que detém a atenção de 80% da população entre 16 e 64 anos, superando o Youtube que vem em segundo com 69% dos usuários e o Whatsapp com 66%.

 

5.As crianças brasileiras são as que se iniciam mais precocemente nas redes. 6 anos é a média de idade em que começam a usar principalmente para jogos, as redes sociais.

 

 

6.80% dos aplicativos baixados em 2018 são de alguma rede social. WhatsApp, Facebook, Facebook Messenger e Instagram, foram os mais baixados, enquanto que no resto do mundo a lista é composta por: Facebook Messenger, Facebook, WhatsApp, Instagram e Snapchat.

 

7.De acordo com dados divulgados pelo próprio Instagram em 2018, a rede social atingiu a marca de um bilhão de usuários únicos mensalmente. Desse número, ao menos 19% são mulheres que têm entre 13 e 25 anos de idade.

 

8.Nas eleições 2018 o Facebook ultrapassou a TV em número de acessos no assunto Eleições. Enquanto a TV (todas as emissoras da TV aberta) totalizaram 54 milhões diariamente, só o Facebook atingiu a marca de 120 milhões de acessos diários no período eleitoral (junho a novembro de 2018).

 

9.O presidente Jair Bolsonaro foi eleito pelas Redes Sociais assim como Trump nos Estados Unidos, Salvini na Itália, Macron na Argentina, Sebastián Piñera em Chile, Martín Vizcarra no Peru e Emmanuel Macron em França.

 

10.A Índia possui o maior número de acessos ás Redes Sociais com 1,07 bilhão de acessos contra 946 da China. Estados Unidos é o terceiro com 344 milhões e Brasil vem em quarto com 200 milhões.

 

Um período onde essa padronização pode trazer sérios danos à saúde mental.

 

No Facebook que lidera as Redes Sociais são mais de 2 bilhões de acessos até 31 de março de 2019 (última atualização).

 

Redes Sociais no Brasil e percentual de utilização em 2018

 

O WhatsApp é da Rede Social que mais cresce. No Brasil, por exemplo, 93% dos celulares tem acesso via WhatsApp (são 208 milhões de aparelhos cadadastrados na Anatel).

 

Benefícios e Malefícios

 

A facilidade da utilização das redes sociais para interação entre usuários é um fator impressionante. No Facebook, as pessoas se comunicam praticamente em segundos, sem contar que artistas, empresas e jornalistas também divulgam informações importantes. Assim, é possível saber desses dados com antecipação, muito antes de saírem em jornais, revistas, portais de notícias, televisão e rádio.

 

No Facebook, existem diversas comunidades que retratam os benefícios para a comunicação na sociedade. Muitas dessas comunidades expressam sentimentos que incentivam os adolescentes a não seguirem no mundo das drogas, a procurarem locais adequados para fazer tratamento. Outro benefício dessas comunidades são as enquetes criadas para realizar um esquema de votos entre os participantes, com o objetivo de gerar discussões sobre assuntos relacionados à comunidade.

 

As redes sociais também têm seu lado negativo. As chamadas fake news são parte desse viés. De acordo com Aros e Gomes, as fake news podem ser definidas como notícias inventadas e manipuladas com o intuito de viralizar na rede mundial de computadores, atraindo, com um pretenso verniz jornalístico, a atenção do público e o resultado financeiro derivado dos cliques e visitas na página.

 

A disseminação de mentiras e informações inverídicas não é algo recente: A proliferação de boatos não é uma prática nova entre os seres humanos, todavia essa conduta ganhou proporções ainda maiores com os avanços advindos da tecnologia.

 

Um episódio de destaque que serve para exemplificar a divulgação de boatos e fatos inventados é o da disputa presidencial norte-americana, ocasião em que as notícias falsas a favor de Donald Trump ganharam a rede mundial de computadores. Outro episódio é o da Primavera Árabe, em 2010 com ápice em 2013, quando as redes sociais contribuíram para derrubar regimes e reconfiguraram a política no Norte da África e no Oriente Médio. O evento histórico é um exemplo do potencial que tem a internet de viabilizar a troca de informações, o debate e a organização entre cidadãos.

 

O movimento nacional de paralisação contra o governo PT de 2013 (junho) foi convocada pelas Redes Sociais. Em 2015 se repetiu no processo pré-impeachment e por fim na greve dos caminhoneiros em maio de 2018 também as Redes Sociais foram vitais.

 

Efeito Bolsonaro

 

Bolsonaro utilizou a estratégia que é conhecida pelos teóricos americanos de going public ("indo a público", em tradução livre), ou seja, fazer uso de uma comunicação direta com a sua rede de contatos pelas redes sociais. A relação direta com os eleitores pode ser configurada via mensagens exclusivas enviadas pelo próprio político ou através de transmissões ao vivo (lives) no Facebook e Instagram.

 

Antigamente os marqueteiros acreditavam que, quando começava a propaganda eleitoral, quem tivesse o maior tempo de TV, teria maiores chances de crescimento no jogo eleitoral. Dessa vez, mesmo com o maior tempo de TV (46%), Geraldo Alckmin não conseguiu sair dos 5%. Haddad teve 20% de tempo de TV e Meirelles teve 12%, ambos não saíram de 29% e 2% nas pesquisas no primeiro turno, respectivamente.

 

Bolsonaro, por outro lado, teve 0,5% do tempo de TV e obteve pouco mais de 46% dos votos válidos no primeiro turno. No segundo turno, obteve cerca de 54% dos votos válidos e suas lives no Facebook geraram mais de 10 milhão de interações ou engajamento.

 

O uso das redes sociais tem rompido limites geográficos, já que os usuários conseguem se comunicar com pessoas ao redor do mundo. Entretanto, os bloqueios ainda existem, muitas vezes causados por pessoas ignorantes que se recusam a obter conhecimento sobre determinados assuntos. As filtragens das informações são bem mais fáceis de serem realizadas, pois na maioria das vezes é mantido um histórico das mensagens postadas, mas não há como garantir que a mensagem transmitida realmente é verdadeira. Os ruídos ocorrem principalmente em redes sociais onde a comunicação não é instantânea.

 

As redes sociais estão cada vez mais inseridas no dia a dia dos seres humanos, seja para fins profissionais ou pessoais, foram criadas devido à evolução da comunicação do homem, e estão sempre se renovando para suprir as necessidades de seus usuários. O uso dessas redes sociais pode trazer benefícios e malefícios para as mensagens a serem transmitidas e para seus transmissores, influenciando, assim, a comunicação humana.

 

A influência positiva e negativa das Redes Sociais na saúde mental dos jovens no Brasil

 

 

Fontes de consulta:

 

O Estado de São Paulo de 23 de maio de 2018.

A Folha de São Paulo de 12 de junho de 2013.

A influência das Redes Sociais no comportamento humano.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS