A SGE tem foco nessa carência e na programação do Sebrae em Rondônia, onde os empreendedores têm o desejo do próprio negócio
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Semana Global do Empreendedorismo (SGE) é um evento que acontece em mais de uma centena de países. Será de 5 a 9 de novembro e acontece, porque o empreendedorismo é o catalisador do desenvolvimento econômico e social no Brasil, além de promover melhorias no ambiente empreendedor.
O Sebrae estará com atividades em todos os estados e na abertura desta segunda-feira, em Brasília, deu destaque ao Empreendedorismo Jovem no painel de abertura.
Essa temática contou com uma preparação prévia, quando o Sebrae realizou a pesquisa quantitativa Jovem Empreendedor que entrevistou 2.132 empresários, os dados foram coletados de 20 a 28 de agosto apresentando resultados por sexo, faixa-etária, escolaridade, porte (Microempreendedor Individual – MEI –, Microempresário – e Empresário de Pequeno Porte – EPP) e cliente do Sebrae/não cliente. A pesquisa teve por objetivo comparar o perfil dos jovens (com até 34 anos) com os demais (com 35 anos ou mais) que empreendem em pequenos negócios no Brasil.
E levando em conta o tema da abertura da SGE com as inspirações que transformam vidas, a pesquisa revelou dados muito importantes para os referenciais necessários ao empreendedorismo. De acordo com os depoimentos da amostra consultada, Rondônia participou com 67 entrevistados, o despertar para as iniciativas empreendedoras tem se manifestado cada vez mais cedo nos brasileiros nos últimos anos e o contato com outros empresários é um fator relevante antes de ingressar na vida empreendedora.
Com as respostas dos empreendedores, sob diferentes aspectos, conclui-se que esse despertar ainda seria maior entre os mais jovens e entre os empresários mais escolarizados. A influência dos familiares nesse despertar é mais forte entre os mais jovens, os empresários com até 34 anos que estão, quase na totalidade, na sua 1ª experiência enquanto empresários. Verifica-se que o uso de capital próprio é especialmente mais relevante entre os empresários mais jovens, mas a preocupação é que a capacitação continua sendo uma carência a ser atendida, apesar de existir receptividade e reconhecimento da sua necessidade (em especial no grupo de menor escolaridade).
A SGE tem foco nessa carência e na programação do Sebrae em Rondônia, onde os empreendedores têm o desejo do próprio negócio, por necessidade ou por oportunidade, está distribuída com as seguintes atividades:
A grande palestra com Erik Penna, consultor, autor de cinco livros e o especialista em Empreendedorismo do programa “É de Casa”, da TV Globo. Ele ministrará a palestra “Educação e Empreendedorismo”, no dia 6 (terça), às 19h30 no auditório da Faculdade Faro. As inscrições gratuitas são limitadas e podem ser realizadas no sitefaro.edu.br ou pela Central de Relacionamento do Sebrae pelo 0800 570 0800.
PROGRAMAÇÃO
Palestra Como se Tornar um MEI 06/11/2018
Abertura de negócios Sebrae Rondônia
Orientação sobre formalização para pequenos negócios.
Estratégias para Aumentar as Minhas Vendas – Moda 07/11/2018 Vendas e Marketing
Estratégia de planejamento, compras e vendas.
Palestra Como se Tornar um MEI 05/11/2018 Abertura de negócios
Orientação sobre formalização para pequenos negócios.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!