PAUSA: Usina de Angra 1 fica desligada até dezembro para reabastecimento

O retorno de Angra 1 à operação está previsto no dia 2 de dezembro próximo

PAUSA: Usina de Angra 1 fica desligada até dezembro para reabastecimento

Usina de Angra 1 será reabastecido com combustível nuclear / Foto: Agência Brasil

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

À meia-noite desta sexta-feira (26), a Eletronuclear, empresa do grupo Eletrobras que administra as usinas nucleares brasileiras, desconectará Angra 1 do Sistema Interligado Nacional (SIN), para reabastecimento de combustível.

 

Essa parada é programada em acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e deverá durar em torno de 37 dias. O retorno de Angra 1 à operação está previsto no dia 2 de dezembro próximo, disse à Agência Brasil o superintendente da usina, Abelardo Vieira.

 

Durante a fase de reabastecimento de Angra 1, o ONS despachará a energia de outras usinas do Sistema Interligado Nacional, visando a garantia de abastecimento seguro de energia elétrica para o país.

 

Aproximadamente, um terço do combustível nuclear da usina será recarregado. As paradas das usinas para reabastecimento ocorrem, em média, a cada 12 meses. Na última, realizada no ano passado, a usina voltou a operar no início de outubro. Essas paradas são programadas com, no mínimo, um ano de antecedência.

 

 

Manutenções especiais

 

Além de permitir o reabastecimento de combustível, a parada servirá também para a realização de manutenções e inspeções especiais. Cerca de 3.755 tarefas serão realizadas entre amanhã (27) e o dia 2 de dezembro por firmas nacionais e internacionais contratadas, envolvendo 1.755 profissionais, dos quais 85 são estrangeiros, que atuarão em conjunto com técnicos da Eletronuclear.



Abelardo Vieira destacou que da mão de obra nacional, mais de 80% são pessoas contratadas na localidade de Angra dos Reis, na Costa Verde, onde funciona o complexo nuclear brasileiro, ou em regiões circunvizinhas, como os municípios de Paraty e Rio Claro.

 

 

Geração de energia

 

A Usina Nuclear Angra 1 tem capacidade de geração de 640 megawatts (MW) de energia. De acordo com informação da assessoria de imprensa da Eletronuclear, a usina apresentou um dos melhores resultados no ano passado, com geração total de 4,2 milhões de megawatts-hora (MWh), mesmo tendo ficado parada para troca dos transformadores principais entre os meses de agosto e outubro.



Neste momento, Angra 1 está gerando 575 MW. Vieira revelou que, no acumulado do ano até agora, a usina já atingiu quase a totalidade da energia gerada em 2017, da ordem de 4,1 milhões de MWh. “Ainda temos o mês de dezembro para gerar. Eu acredito que vamos gerar mais do que no ano passado. A chance é grande de superarmos”, estimou o superintendente.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS