Confúcio e Tião Viana cobram solução urgente para conter o tráfico na fronteira

Ninguém aguenta mais tanta notícia ruim, afirma Confúcio Moura

Confúcio e Tião Viana cobram solução urgente para conter o tráfico na fronteira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os governadores Confúcio Moura (RO) e Tião Viana (AC) querem soluções emergenciais para combater o tráfico de drogas, armas e munições nas fronteiras da Amazônia. O assunto foi pauta da reunião dos chefes do Executivo dos dois estados com o presidente Michel Temer nesta terça-feira,10.

"Tivemos a oportunidade de falar de segurança pública e seus desdobramentos, como o sistema prisional, proteção de fronteiras e inteligência integrada”, afirmou Confúcio Moura após a audiência.

 Segundo ele, inciativas como esta permitem a reação contra a violência que atormenta a população. “Ninguém aguenta mais tanta notícia ruim”, acrescentou ele.

Os representantes dos dois estados também defenderam a criação de um Fundo Nacional de Segurança Pública e do Conselho Nacional de Segurança Pública, órgão focado em idealizar ações emergenciais de combate ao narcotráfico.

Questionado sobre os recursos do Fundo Penitenciário Nacional, Tião explicou que o programa anunciado pelo governo no início deste ano não tem interface com os estados.

“Hoje, a nossa polícia estadual prende mais que a polícia da União, mas elas não falam a mesma linguagem, não têm inteligência integrada, não têm ações planejadas. De nada adianta uma política nacional que esteja dissociada da realidade”, avaliou o governador do Acre.

 
Encontro

No próximo dia 27, será realizado em Rio Branco, no Acre, um encontro entre os governadores de Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins, assim como sete governadores do Peru, seis da Colômbia, cinco do Equador e três da Bolívia para criar uma agenda com medidas que buscam garantir a melhoria da segurança pública nos Estados e municípios que fazem fronteira com a Amazônia.

“As fronteiras estão completamente abertas, porque não temos a presença de uma força-tarefa”, acrescentou Tião Viana.

De acordo com os representantes do Acre e de Rondônia, também confirmaram presença no encontro o presidente Michel Temer; os presidentes do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE); da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia; e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia e O Globo

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS