Nos "lixões” o lixo fica exposto sem nenhum procedimento que evite a contaminação.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Podemos definir como "lixão", basicamente uma área de disposição final de resíduos sólidos sem qualquer preparação anterior do solo, onde não há nenhum sistema de tratamento de efluentes líquidos como o "chorume" (líquido preto resultante da decomposição orgânica do lixo).
O chorume por sua vez, acaba infiltrando na terra conduzindo substâncias contaminantes para o solo e consequentemente para o lençol freático. Expostos na natureza os lixões acabam atraindo vetores de várias doenças como moscas, pássaros e ratos, que em locais insalubres resultam na proliferação de muitas patologias.
No Brasil, sem terem outra opção de renda, muitas famílias acabam encontrando nos lixões uma única forma de garantir o sustento. Mas a grande maioria dessas pessoas desconhece os perigos escondidos em meio ao lixo.
Com os dejetos expostos livremente nos lixões a céu aberto, as crianças, adolescentes e adultos, além recolherem materiais recicláveis para a venda, acabam levando pra casa frutas, verduras, legumes entre outros alimentos industrializados que, devido a data de vencimento, foram jogados fora por empresas e supermercados.
Nos "lixões” o lixo fica exposto sem nenhum procedimento que evite a contaminação e as consequências ambientais e sociais negativas.
Vamos proporcionar mais Saúde para as futuras gerações, DIGA NÃO AO LIXÃO. "MFM soluções ambientais” Aterros sanitários em Cacoal e Vilhena, as melhores práticas para a DISPOSIÇÃO FINAL dos resíduos sólidos urbanos, nosso compromisso é com o futuro.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!