BRASIL CENTRAL: Estados farão compra unificada de medicamentos

A iniciativa também fortalece o grupo no trato de questões tributárias com o estado de São Paulo.

BRASIL CENTRAL: Estados farão compra unificada de medicamentos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os governadores dos seis estados e o Distrito Federal, que formam o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, firmaram, nesta sexta-feira (04), em Campo Grande/MS, pacto para unificar a alíquota de produtos comuns para evitar a “guerra fiscal” no bloco.

A iniciativa também fortalece o grupo no trato de questões tributárias com o estado de São Paulo.

A unificação das alíquotas estabelece um mercado comum no bloco e tem impacto sobre produtos da agropecuária, cerveja, cigarros, joias, gasolina, etanol e diesel, entre outros.

A etapa seguinte deste processo é o encaminhamento da proposta de unificação para as assembleias legislativas dos estados para que sejam votadas e aprovadas.

UNIFICADA

O consórcio, que é formado por Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Maranhão e Distrito Federal, avançou também na compra unificada de medicamentos para atender a todas as unidades do bloco.

A economia estimada é de até 10%, segundo estudos apresentados pelos técnicos a aprovada pelos governadores.

A proposta da compra unificada tem a vantagem do poder de negociação em razão do volume de produtos a serem adquiridos. O bloco gasta cerca de R$ 500 milhões anuais com estes procedimentos. Cerca de 80% dos medicamentos são para uso oncológico e, por isto, mais caros.

Presente a todas as reuniões do consórcio, o governador Confúcio Moura, de Rondônia, avaliou como positivos os resultados dos trabalhos. Segundo ele, o momento econômico e político do país exige iniciativas inovadoras que respondam aos anseios das unidades federativas.

Confúcio diz que o consórcio está consolidado, tem agenda positiva que é tratada com determinação e zelo. “Nossas conquistas indicam o caminho correto que foi tomado”, diz.

A reunião do consórcio aconteceu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, e foi encerrada ao meio-dia desta sexta-feira, com almoço dos governadores.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS