Domingo tem eclipse do Sol e quase todo mundo poderá ver

O eclipse deste domingo será do tipo anular, ou seja, Sol não ficará totalmente encoberto pela Lua e durante alguns minutos apenas um anel luminoso poderá ser observado.

Domingo tem eclipse do Sol e quase todo mundo poderá ver

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 No domingo de Carnaval o céu será palco de um dos mais belos e impressionantes fenômenos naturais: o eclipse solar. Por várias horas a Lua transitará na frente da estrela e em diversos lugares da Terra o disco do Sol se transformará em um verdadeiro anel de fogo!

Eclipse de Domingo

O eclipse deste domingo será do tipo anular, ou seja, Sol não ficará totalmente encoberto pela Lua e durante alguns minutos apenas um anel luminoso poderá ser observado.

Embora seja um eclipse anular (ou anelar), no Brasil esta fase do evento não será vista, pois em nenhum lugar do território a Lua se posicionará perfeitamente na frente do Sol.

Na América do Sul o efeito total só será observável nas regiões mais ao sul da Argentina e Chile, justamente por onde passará a sombra do eclipse.

No Brasil, como dissemos, o fenômeno será apenas parcial, mas não será por isso que será menos interessante.

Ponto Máximo

O eclipse terá início no pacífico Sul e sua sombra cortará o extremo sul do Chile e Argentina até atingir o meio do oceano Atlântico, quando a lua cobrirá 99.2% do disco do Sol. Neste momento um anel extremamente fino e brilhante se formará ao redor da estrela.

Eclipse no Brasil

O eclipse parcial anular deste domingo de carnaval poderá ser visto de quase todo o território brasileiro, com exceção dos estados do AP, RR, AC, AM e algumas porções dos estados do PA, MA, RO E MT.

Quanto mais ao sul, melhor será a observação do fenômeno. No extremo do RS, por exemplo, cerca de 76% do disco solar será encoberto. No RN, o encobrimento será muito menor e apenas 10% da luz da estrela será bloqueada.

Na maior parte dos estados da Região Nordeste o percentual de bloqueio será entre 30% e 35%. Nos estados do sudeste a Lua cobrirá aproximadamente 50% do disco solar, enquanto nos estados da Região Centro-Oeste a mordida lunar ficará entre 30% e 40%.

O eclipse tem início aproximadamente às 09h46 no extremo sul do Brasil e às 10h08 em São Paulo. Em todos os casos, o evento começa de forma lenta e vai se tornando mais intenso na medida em que o tempo passa e a Terra penetra mais fortemente no cone de sombra. A tabela abaixo mostra o início, meio e fim do eclipse para diversas capitais brasileiras.

Eclipse Solar

Um eclipse do Sol ocorre sempre que a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol. Se durante um eclipse a lua encobrisse completamente o disco do Sol, seria chamado de eclipse total. Caso contrário, eclipse parcial.

Eclipse anular

No eclipse anular o diâmetro da Lua é ligeiramente menor que o do Sol e isso faz com que toda a borda da estrela permaneça visível e iluminada, o que torna sua aparência similar a de um anel de fogo.

Isso acontece porque o movimento da Lua ao redor da Terra não é um circulo perfeito, mas uma elipse e embora seu tamanho angular seja na média igual ao do Sol, em alguns momentos sua localização dentro da elipse a afasta ou a aproxima mais da Terra, o que reflete diretamente em seu tamanho no céu e consequentemente na porção coberta do Sol.

No momento, a Lua está perto do ponto de maior afastamento e por isso não cobrirá totalmente o disco solar. Se estivesse no ponto mais próximo, teríamos o chamado eclipse total e o céu se transformaria em noite por alguns minutos.

ATENÇÃO

NUNCA OLHE DIRETAMENTE PARA O SOL. VOCÊ FICARÁ CEGO

O uso de chapas de Raios-x, filmes de máquinas fotográficas, CDs, DVs, disquetes é completamente proibido neste tipo de atividade.

Para observar com segurança um eclipse do Sol, é necessário a utilização de um filtro de alta densidade. Um dos filtros mais recomendados é a lente para máscara de soldador de tonalidade 14. Além do baixo custo, é muito fácil de se adquirir em lojas de ferragens.

A observação deve ser feita por curtos períodos, para permitir um "descanso", aos olhos e evitando prejuízos à visão. Observe por uns 10 a 15 segundos, relaxe por uns 20 segundos e retome a observação.

Além do cuidado com os olhos, use protetor solar e boné, pois o evento deve durar pelo menos duas horas.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS