Estrutura do Hospital de Urgência e Emergência surpreende e ganha elogios

Estrutura do Hospital de Urgência e Emergência surpreende e ganha elogios

Estrutura do Hospital de Urgência e Emergência surpreende e ganha elogios

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Surpreendido com estrutura do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (Heuro) de Cacoal, que foi inaugurado, na manhã desta sexta-feira (11), o ministro da Saúde Marcelo Castro disse que a unidade é exemplo para o país, pois compartilha serviços entre os governos municipal, estadual e federal. O Heuro vai atender a região centro-sul de Rondônia. Segundo Castro, o governador Confúcio Mura foi ousado e determinado ao adotar o formato que regionaliza a saúde em Rondônia.

O Heuro, segundo o ministro, é um exemplo de como deve ser gerida a saúde no país. Vocês devem ter orgulho desta obra. Não é comum encontrar um igual em todo o país, discursou.

A inauguração do hospital levou para Cacoal lideranças de vários segmentos. Estavam presentes prefeitos da região, indígenas, representantes da  classe médica e parlamentares. Nos discursos, os registros de gratidão ao governador Confúcio Moura foram comuns.

O governador anunciou que as ações para melhorar a saúde em Rondônia continuarão e citou, entre elas, a construção de uma policlínica especializada em Cacoal, reforma no Centro de Medicina Tropical (Cemetron), em Porto Velho. Ele ainda pediu ajuda aos parlamentares para que continuem destinando recursos para o setor.

Em outra parte do discurso, Confúcio defendeu a união de toda a sociedade para evitar que a crise econômica afete Rondônia e fez uma convocação: vamos trabalhar mais, produzir mais para superar as diversidades.

RACIOCÍNIO

Ao secretário estadual da Saúde, Wiliames Pimentel, o ministrou deixou um elogio. Disse que trata-se de um profissional com raciocínio lógico, que tem conhecimento de causa e espírito empreendedor. Marcelo Castro referiu-se ao prefeito Franco Vialetto como um personagem que lutou muito para realizar um sonho, a construção do Hospital Daniel Comboni, onde funciona agora o Heuro.

O Heuro de Cacoal divide o estado em duas macro regiões para o atendimento de urgência e emergência médica. A partir de agora, os pacientes que se encaixam nas definições de urgência e emergência serão encaminhados para a unidade de Cacoal. Até agora, todo o fluxo era direcionado para Pronto-Socorro João Paulo II, em Porto Velho, que foi inaugurado em 1984 com 50 leitos e conta, atualmente, com 152. A capital é a sede da segunda macro região de saúde.

O Heuro Cacoal tem estrutura moderna, com 79 leitos de internação, serviço de traumatologia, ortopedia, clínica geral e oncologia, além de apoio de diagnóstico laboratorial e por imagem de tomografia, raios-X digital. Em pouco tempo também contará com ressonância magnética. Conta também com quatro centros de cirurgia geral, ortopédica, neurocirurgia e ainda o serviço de hemodinâmica.

COMODATO

Após a inauguração, as salas passaram por desinfecção e, imediatamente, foi iniciada a transferência dos pacientes de urgência e emergência que estavam na área do Hospital Daniel Comboni, que continua funcionando no mesmo complexo onde está o Heuro.

Originariamente, o prédio onde está o Heuro Cacoal pertence à Associação Daniel Comboni e foi cedido em regime de comodato ao governo de Rondônia por 30 anos, renováveis por mais 30 de acordo com interesse do estado. Para consolidar a parceria o estado investiu cerca de R$ 5 milhões na estrutura das edificações e equipamentos, que são de alta tecnologia.

A estratégia governamental está focada na diminuição da concentração de serviços na capital, e, também, fortalecer a regionalização da saúde, favorecendo ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) o atendimento mais próximo de sua residência.

Para minimizar o déficit pelo serviço, o governo de Rondônia criou a Macro Região II, e nela o Heuro Cacoal, que passa a ser referência para mais de 700 mil habitantes da área compreendida entre os municípios de Ji-Paraná e Vilhena, além do Vale do Guaporé.

Parlamentares, como o senador Valdir Raupp e o deputado federal Nilton Capixaba, reiteraram durante a inauguração que continuarão direcionando recursos para fortalecer a saúde em Cacoal. Também discursaram elogiando o governador pela iniciativa o a deputada federal Marinha Raupp, o deputado estadual Maurão de Carvalho, presidente da Assembleia Legislativa, além do prefeito Padre Franco. Este, destacou a gratidão ao governador e, também, a voluntários que trabalharam no Hospital Daniel Comboni.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS