Pecuaristas têm até sexta para declarar vacinação contra aftosa

Pecuaristas de Rondônia têm até sexta-feira para declarar vacinação contra febre aftosa

Pecuaristas têm até sexta para declarar vacinação contra aftosa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), alerta aos criadores de bovinos e bubalinos que o prazo para declarar a vacinação contra febre aftosa encerra-se na próxima sexta-feira (20). Até a manhã de hoje (18), 85,6% do rebanho em Rondônia foram declarados, ultrapassando 13,13 milhões de animais.

Mais de 78 mil produtores rurais já declararam a vacinação do rebanho, representando cerca de 85% dos pecuaristas de Rondônia. Para fazer a declaração, o produtor deve ir à Idaron levando a nota fiscal de compra da vacina e a relação do rebanho por sexo, faixa etária e se é de corte ou de leite. 

Há mais de dez anos, o Estado apresenta índices maiores de 99% de vacinação e declaração nas campanhas de vacinação. Segundo o presidente da Idaron, José Alfredo Volpi, o objetivo nesta etapa é manter esta média. O produtor que não declarar a vacinação poderá ser multado.

O gerente de Defesa Sanitária Animal da Idaron, Fabiano Alexandre dos Santos, explica que o sucesso da vacinação se deve à conscientização do produtor rural. “Em todas as campanhas o pecuarista tem atendido ao nosso chamado e tem vacinado e declarado o rebanho. É esta parceria entre o produtor e os serviços oficiais que garantem nosso mercado de carne aberto”.

O Estado de Rondônia é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa com vacinação desde 2003. O último caso da doença em Rondônia aconteceu 1999, no município de Pimenteiras do Oeste.

Rondônia possui o sétimo maior rebanho do país, sendo o quinto maior exportador de carne e o oitavo maior produtor de leite do Brasil.

    

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS