Corpo de Bombeiros implanta lavador asséptico
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Por meio da parceria entre a prefeitura de Cacoal, Tribunal de Justiça de Rondônia e o Governo do Estado, o 4º Grupamento do Corpo de
Bombeiros Militar implantou um lavador asséptico para ambulâncias e equipamentos. A parceria foi garantida para o uso de recursos oriundos de penas pecuniárias e o emprego da mão de obra cedida pelas Secretaria Executiva Regional do governo.
“Com este lavador estamos otimizando a biossegurança dos bombeiros militares. Ou seja, em uma ocorrência pode haver contato com material da vítima, como sangue, vômitos e outras secreções, gerando vulnerabilidade do militar, pois esses materiais podem estar contaminados com o vírus da hepatite B, por exemplo”, explicou o comandante do 4º GB, capitão Alan Fabrício da Silva Costa.
De acordo com o capitão, essa segurança biológica para os militares e as pessoas atendidas pelo Corpo de Bombeiros é melhorada quando se tem um local adequado para neutralizar os riscos, garantindo total assepsia dos materiais e das viaturas utilizadas.
O primeiro lavador asséptico implantando pelo Corpo de Bombeiros em Rondônia já conta com o Plano de Controle Ambiental (PCA) que foi apresentado, aprovado e homologado junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cacoal.
Outra novidade destacada pelo comandante é que recentemente foi celebrado convênio com o Complexo Hospitalar Regional de Cacoal para o descarte adequado de resíduos sólidos e perfuro-cortantes. “Este material será recolhido constantemente pela empresa que atende ao CHR, dando a destinação correta aos bisturis, gazes, luvas, entre outros materiais utilizados em ocorrências”, citou o comandante.
MOSTRUÁRIO
O 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Cacoal também inaugurou, recentemente, um mostruário relativo à segurança contra incêndio e pânico. O mostruário possui equipamentos de combate a incêndio, detecção e alarmes, e ainda sinalizações exigidas pela corporação nas edificações, quando no cumprimento das atividades de vistoria técnica, conforme leis e normas vigentes.
De acordo com o subcomandante do 4ºGB, tenente Avelino Carvalho, o mostruário foi implantado para que o cidadão possa conhecer o que é exigido. “O mostruário é destinado ao cidadão que requer a vistoria técnica junto à corporação para visualizar os equipamentos e sinalizações que devem ser implantados em suas edificações”, explicou.
O mostruário conta com porta para saída de emergência, extintores de incêndios de diversos tipos, placas de sinalização e alarmes.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!