Piscicultura é tema de Dia de Campo em fazenda
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com objetivo de incentivar a cadeia produtiva da piscicultura, o Governo de Rondônia realizará neste sábado (19) Dia de Campo em Monte Negro,
no Vale do Jamari, sob o tema “Cultivo do Tambaqui”.
O evento, que será realizado na Propriedade do senhor Amaro Claudino Neto, na RO-421, km 43, Linha C3, sob a coordenação da Emater-RO, deve reunir 200 produtores rurais e piscicultores da região, que irão participar de quatro estações distintas, com duração de 40 minutos cada. Uma delas será o Crédito Rural, coordenada pela equipe técnica do Banco Basa (Basa).
A outras estações são: A qualidade da água e regularização da piscicultura, coordenada pelo engenheiro agrônomo da Emater, Hélio Casara; Manejo e engorda de tambaqui; e palestra sobre comercialização do tambaqui, com os técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
De acordo com o gerente do Escritório Local da Emater, João Ricardo Calixto, hoje o município dispõe de aproximadamente 100 piscicultores com os mais variados tamanho de lâmina d’água, que compreendem aproximadamente 350 hectares de lâmina d’água, produzindo, em média, 2,8 mil toneladas por ano. “Esse número só tem a crescer, pois estamos assessorando a implantação de mais 20 hectares até o fim deste ano”, destacou Calixto.
O gerente regional da Emater, Aluízio Gonçalves, explicou que o tema foi escolhido devido à grande procura dos produtores rurais em regularizar a piscicultura já implantada; e produtores interessados em investir nessa atividade, diversificando a renda e aproveitando o recurso hídrico da propriedade rural.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!