Cras oferece palestra sobre saúde feminina para mulheres do curso de doces
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Prefeitura Municipal de Ariquemes, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) e através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), realizou na tarde desta terça-feira(15) uma palestra de suma importância para a saúde da mulher, sobre incontinência urinária, direcionado às mulheres que participam do curso de doce de festas no auditório da Igreja Cristo Rei, localizada na 6ª rua do Setor 2.
De acordo com a palestrante especializada em fisioterapia pélvica, a incontinência urinária é uma condição que afeta dramaticamente a qualidade de vida, comprometendo o bem-estar físico, emocional, psicológico e social. A incontinência urinária pode acometer indivíduos de todas as idades, de ambos os sexos e de todos os níveis sociais e econômicos. Os maiores índices afetam principalmente as mulheres, porém há muitos casos que podem e devem ser prevenidos e tratados com exercícios e aparelhos específicos da fisioterapia pélvica, sendo esta a primeira escolha de tratamento antes mesmo do tratamento medicamento, exceto no caso de infecções urinárias, e/ou cirurgias.
O número exato de pessoas com incontinência urinária não é conhecido, mas pode superar bastante as estimativas citadas. Diferentes doenças podem causar os sintomas. Algumas delas são transitórias e facilmente tratáveis, como infecções urinárias e vaginais, efeitos colaterais de medicamentos e constipação intestinal, mas outras causas podem ser duradouras ou permanentes.
Entre elas destacam-se doenças como a bexiga hiperativa, fraqueza dos músculos que sustentam a bexiga (bexiga caída e incontinência urinária de esforço), fraqueza do músculo esfincteriano que envolve a uretra, entre outras.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!