Promotor ressalta compromisso de todos no combate as queimadas urbanas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em mais uma reunião realizada no município de Pimenta Bueno – RO, desta vez no plenário e auditório da Câmara Municipal na manhã deste sábado (27), o Promotor de Justiça André Luiz Rocha de Almeida ressaltou a importância da união de todos no combate as queimadas urbanas.
O promotor disse que essa é uma campanha da sociedade civil organizada de Pimenta Bueno. Enfatiza que, não é o MP, não é a Câmara, a OAB somente, são todos aqueles que compõem essa cidade e que veem a necessidade defender o meio ambiente como forma de ter uma qualidade de vida melhor.
André agradeceu a todos que abraçaram essa campanha e estão efetivamente cumprindo a agenda positiva verbal que foi firmada em reunião realizada no auditório do MP. “Não foi firmado nenhum Termo de Ajuste de Conduta (TAC), foi uma reunião onde, COMPROMISSO foi à palavra empenhada de cada um, pois a maior penalidade somos nós mesmos que sofremos com a perda de qualidade de vida e com problemas de saúde que isso traz para nós, nossas crianças e idosos”.
Com o auditório lotado o promotor evocou aos Agentes Comunitários de Saúde - ACS. “Os senhores são as principais chaves, peça de informação para a conscientização da população de que alguns atos precisam ser mudados”.
“Nós estamos acostumados, às vezes permanecer na nossa zona de conforto e falar; Sempre foi assim, sempre foi assim!. Podemos ter medo da mudança, medo de tomar uma atitude diferente e mudar a nossa rotina, mas os problemas existem, e eu vejo vontade desses problemas serem enfrentados”
O promotor destacou o enfrentamento dos problemas tendo como apoiadores a OAB produzindo palestras, o MP indo aos bairros conversando com a população e realizando ciclo de debates, Bombeiros, Polícia Militar, SEDAM, Polícia Civil, mas principalmente os Agentes Comunitários de Saúde, orientando a população.
O Presidente da Subseção da OAB no município de Pimenta Bueno, Henrique Scarcelli destacou que a OAB está muito feliz em estar fazendo parte desta campanha. “Quando estivemos presentes nas escolas conversando com os alunos, não fomos apenas passar as consequências das queimadas ou que é crime, fizemos comparativo que o crime da queimada pode se comparar com estelionato, furto ou penalidades até maior com multa de R$700,00 (setecentos reais) a R$ 500.000,00 (meio milhão de reais)”.
“Nas escolas a OAB também vai para confrontar, não é só para orientar, porque a orientação partindo apenas da OAB fica muito pequena, então quando convocamos todos os alunos e toda a população pimentense para fazer parte desse ato, aderirem essa conscientização, tudo fica maior”.
O advogado fez questão de enfatizar sua felicidade em ver o auditório da câmara cheio, pois as pessoas saíram de suas casas para participar de um ato gratuito e fazer parte de algo consciente que vai melhorar o dia a dia de todos.
“A OAB não está apenas à disposição desta campanha das queimadas urbanas, o que o município, as secretarias e o MP precisar estaremos sempre à disposição para ajudar”, concluiu.
O prefeito Jean Mendonça (PTB) lembrou que sozinho o município não consegue conduzir tudo, mas sim, com parcerias. Acrescentou ser muito importante o trabalho de conscientização e que o município está de portas abertas.
“A FICOP vai fazer a sua contribuição nas queimadas urbanas trazendo o bombeiro para poder desfilar” brinca Jean destacando o nome de Edmar (Secretário de Agricultura e Meio Ambiente) presente.
“Não vou me estender, mas vamos se unir e vamos para rua conscientizar a população pimentense em acabar com as queimadas urbanas”, finalizou.
Saindo da câmara, foram formados três grupos e realizado simultaneamente pit stop de conscientização em pontos diferentes do município de Pimenta Bueno – RO.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!