MPF/RO participa de etapas regionais da 1º Conferência Nacional de Política Indigenista

Evento tem como tema “A relação do Estado Brasileiro com os Povos Indígenas no Brasil sob o paradigma da Constituição de 1988” e está sendo realizado em terras indígenas de Rondônia

MPF/RO participa de etapas regionais da 1º Conferência Nacional de Política Indigenista

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Procuradores do Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) estão participando neste mês das etapas locais da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista. O tema local é o mesmo que será tratado na Conferência Nacional: “A relação do Estado Brasileiro com os Povos Indígenas no Brasil sob o paradigma da Constituição de 1988”. Entre os assuntos abordados está o debate acerca da avaliação da ação indigenista do Estado Brasileiro.
Em Guajará-Mirim, a etapa local será de 16 a 18 de junho, no Centro de Treinamento São José (avenida Costa Marque s/n, Centro). No dia 17, o procurador da República Daniel Dalberto participará da Conferência Local e falará sobre os temas “autodeterminação, participação social e o direito a consulta”, e “direitos individuais e coletivos dos povos indígenas”.
Na região de Ji-Paraná, as etapas locais já começaram e foram divididas em vários dias. Os próximos debates já estão marcados: de 22 a 24 de junho, na aldeia Ikolen, na Terra Indígena Igarapé Lourdes, em Ji-Paraná; e nos dias 6 e 11 de julho, na aldeia Itarama, na Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal.
Outros três eventos já foram realizados. Entre os dias 27 e 29 de maio, os debates ocorreram na aldeia Roosevelt, em Espigão D'Oeste. Nos dias 2 a 4 deste mês, os debates foram na aldeia Colorado, Terra Indígena Rio Branco, no município de Alta Floresta. De 10 a 12 de junho os eventos foram realizados nas aldeias Gabgyr e Ikolen, em Cacoal. O procurador da República Henrique Heck participou de vários dos debates realizados e confirmou presença para os próximos.
O objetivo destes eventos é promover o diálogo entre toda a sociedade, indígenas e indigenistas. Foram estabelecidos seis eixos temáticos para a promoção do diálogo. Os temas são classificados em territorialidade e direitos territoriais; autodeterminação, participação social e direito à consulta; desenvolvimento sustentável de terras e povos indígenas; diversidade cultural e pluralidade étnica no Brasil; e direito à memória e à verdade.
A 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista será realizada em novembro deste ano, em Brasília, e foi convocada pela presidência da República, com a coordenação da Funai e do Ministério da Justiça. A organização das etapas locais está sendo feita em conjunto com os representantes dos povos indígenas e com os demais órgãos e entidades governamentais e não governamentais que compõem a Comissão Nacional de Política Indigenista.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS