MPF e MP/RO obtém liminar para retirada de escavadeira histórica da EFMM

Há mais de dois anos, a escavadeira New Bucyrus, patrimônio histórico e cultural da EFMM, foi encontrada em área de risco de desbarrancamento

MPF e MP/RO obtém liminar para retirada de escavadeira histórica da EFMM

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A União, o Estado de Rondônia e o município de Porto Velho foram condenados pela Justiça Federal a retirarem a escavadeira a vapor New Bucyrus de 1908, encontrada há mais de dois anos abaixo do Mirante Dois, em Porto Velho. A decisão federal atendeu o pedido do Ministério Público Federal (MPF) e Estadual (MP/RO) feito em ação civil pública.
A Justiça Federal concedeu um prazo de 90 dias para que os três responsáveis comecem a cumprir a decisão liminar. Após esse prazo, começam a contar dos demais, sendo 15 dias para apresentação do plano de retirada, mais 15 dias para a execução da retirada e outros 90 dias para restauração da escavadeira e guarda em local seguro, junto aos demais acervos da EFMM ou colocá-la em local de destaque para visitação do público.
A peça é de 1908 e pertence ao patrimônio histórico e cultural da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM). Desde 2013, os órgãos buscam a proteção da escavadeira que corre risco iminente de cair no Rio por conta dos desbarrancamentos. Desde 2013, várias tentativas foram feitas pelos MPs para determinar aos responsáveis a retirada da escavadeira do local de risco (inspeções locais, reuniões e recomendações foram expedidas). Os órgãos competentes pela retirada alegavam que não havia recursos para a intervenção no local. Se não cumprirem a decisão, União, Estado e município deverão pagar multa no valor de mil reais por dia.
Valor histórico
A escavadeira New Bucyrus foi utilizada na construção da Ferrovia Madeira-Mamoré. Enviada para a Madeira Mamoré Railway Company entre 13 e 17 de fevereiro de 1908, sendo da mesma época da construção do Canal do Panamá, ela pesava cerva de 50 toneladas e sua caldeira possuía capacidade para 2.164 litros.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS