Secretarias realizam trabalho de fortalecimento comunitários com idosos
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A secretaria municipal de Assistência Social (Semas) em conjunto com a secretaria municipal de Saúde (Semusa) realiza um trabalho de fortalecimento de vínculos e comunitário com idosos realizado na Unidade Básica de Saúde Ronaldo Aragão, localizada no Bairro Nacional.
Assistente Social (Cras) Elizabeth Paranhos, localizado na Rua Paulo Leal, 362, no centro de Porto Velho, participaram de palestras sobre o direito dos Idosos e a inserção do mesmo na sociedade, com o psicólogo Francisco Modesto e a assistente social Nilva Lopes do Centro de Referência especializado em Assistencial Social (Creas).
A diretora do Cras Elizabeth Paranhos, Rosimeire Silva, explica que dentre as ações realizadas pela Prefeitura de Porto Velho no sentido de atender a melhor idade está o de realizar momentos de atividades em grupos, possibilitando a convivência e socialização deste público, bem como capacitando para obterem uma qualidade de vida. “E isto é realizado em todos os Centros de Referência de Assistência Sociais espalhadas pela cidade. Neste encontro tivemos a participação de psicólogo, Assistente Social que ministraram sobre o direito do Idoso”, comenta.
Rosimeire afirma que durante o evento houve também a comemoração do aniversário da senhora Sebastiana, muito conhecida e querida pela comunidade do Nacional e explica a necessidade de promover a comemoração. “Neste momento de encontro, os idosos são homenageados não apenas por serem idosos, mas por serem cidadãos e por terem contribuído com a história de Porto Velho. É o caso da dona Sebastiana”, complementa.
Essa não é a única atividade realizada pelo Cras Elizabeth Paranhos, serão realizados passeios com os idosos. “Os encontros não são penas dentro da unidade de Saúde. Entre os passeios está a visita ao Centro de Convivência do Idoso e Parque Natural”, explica Rosemeire.
As zonas norte e Centro são atendidas pelo Centro Elizabeth Paranhos, que tem em sua abrangência 20 de bairros da capital, entre eles: Arigolândia, Balsa, Costa e Silva, Caiari, Centro, Embratel, Liberdade, Nacional. Industrial, Nova Esperança, São João Bosco, São Cristóvão, São Sebastião I e II, Panair, Pedrinhas, Olaria, Militar, Conquista e Alphaville.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!