A partir de agora o lixo domestico urbano será destinado para o aterro em Novo Horizonte
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O município de Rolim de Moura já tem um local adequado para destinar os resíduos sólidos urbanos. Em cerimonia realizada na manha desta terça-feira, 28, câmara de vereadores, a prefeitura do município através da Autarquia de Saneamento (Sanerom), assinou o contrato com o Consórcio Intermunicipal da Região Centro Leste do Estado de Rondônia (Cimcero), que a partir de agora é responsável pelo serviço. Além do presidente da autarquia, Natal Santana, diversos vereadores estiveram presentes. Representantes do Cimcero e da cooperativa de catadores também prestigiaram o evento.
O documento assinado no encontro trata da prestação dos serviços públicos de limpeza urbana, constituídos pela coleta, transporte e destinação final adequada dos resíduos sólidos urbanos domiciliares e atende as exigências da Lei Federal nº 11.445 de 05 de janeiro de 2007. Para Natal, agora são novos rumos para o município na questão do lixo. Ele destacou que a sociedade de Rolim de Moura clamava por isso e o prefeito Cesar Cassol sensibilizado com o apelo da sociedade, autorizou a assinatura do contrato e assim colocar ponto final neste assunto.
“É um passo importante que estamos, inclusive no cenário nacional, já que dos mais de 5.500 municípios do território nacional e poucos deles conseguiram se adequar a legislação, como fez Rolim de Moura. Isso é um privilégio para nós que fazemos parte deste momento”, definiu o presidente. A parceria entre o município e o consorcio é uma ação que trará uma serie de benefícios para a cidade, pois representa a garantia de melhoria implantada. Através do Cimcero pelo menos 8 municípios poderão elaborar seu plano municipal, um documento de extremada importância para o desenvolvimento das cidades em Rondônia.
O diretor do consorcio, João Nunes, disse que nesta data foi dada ordem de serviço para a cooperativa que vai fazer a coleta urbana e o transporte até Novo Horizonte, onde está o aterro. Ele destacou ainda que foi dada autorização também para que a empresa Rondônia Gestão Ambiental receba e trate corretamente todo o resíduo de Rolim de Moura. O diretor lembrou ainda que a cooperativa, o consorcio e a prefeitura irá informar quais os dias será realizada a coleta de lixo molhado e de produtos recicláveis. Após o evento foi apresentado aos presentes os caminhões compactadores que irão realizar a coleta.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!