Centenas de desportistas, atletas, professores, autoridades e comunidade em geral estiveram na última quinta-feira, 16 de abril, no saguão do Teatro Municipal prestigiando a solenidade de abertura da Exposição AMEC 30 Anos: A História do Esporte e Cultura em Cacoal. O evento teve abertura na noite de quinta-feira e se estendeu até sábado às 12 horas, e foi organizado pela Prefeitura de Cacoal através da AMEC e Fundação Cultural de Cacoal – FUNCCAL.
A palestra da noite de abertura conduzida pela professora e historiadora Lourdes Kemper do Prado, autora do livro Cacoal Sua História Sua Gente, onde ela abordou os inicios das atividades culturais e esportivas no município. A professora destacou que no ano de 1975 foi fundada em nosso município a primeira equipe de futebol que foi a equipe Cacoal Atlético Clube (CAC), que era comandada pelo senhor Jovelino Corrêa que é conhecido como “Jovem”. Depois foi fundada a equipe do INCRA que era somente composta por funcionários do INCRA comandada pelo Bosco. A equipe do Foto Central comandada pelos senhores Argileu Argolo e Dejair, também a equipe do Botafogo da Linha 08 conhecido como Botafogo Pé da Serra que era dirigida pelo senhor Orivaldo Lovo, onde o mesmo fundou a Lovo Organizações Esportivas. Dessa época em diante os desportistas ou peladeiros jogavam suas peladas nos campos da Escola José de Almeida, Bernardo Guimarães, onde hoje é o atual Ginásio de Esportes Capitão Rui Luiz Teixeira, campo da Comunidade São Judas Tadeu, campo da Serraria Maia atrás do Posto Silmara e Campo do Edno Marques Xavier.
Daquela época em diante foram formando equipes de futebol, exemplo da Associação Atlética Municipal de Cacoal – AAMC – Tricampeão Municipal e Campeão do Campeonato da BR disputado com equipes dos municípios de Ouro Preto até Vilhena; Rio Branco através do desportista Maia da Teleron; Corinthians do senhor Nelson Rangel da Farmácia; Lavrama do Norte e outros campeonatos que eram disputados com equipes da Zona Rural e Urbana no campo da Fazenda do senhor Pedro Kemper, na Linha 02. Lourdes Kemper também salientou que os jogos do Campeonato Peladão eram nos campos da Zona Rural, onde hoje é disputado como Campeonato Rural e Taça Padre Ezequiel Ramin até se formar a equipe da Sociedade Esportiva União Cacoalense duas vezes vice-campeã Estadual nos anos de 2001 e 2002 e Bicampeã Estadual nos anos de 2003 e 2004. Outro ponto destacado é que na década de 80 o esporte de quadra era comandado pelo segundo professor de Educação Física a chegar em nosso município o senhor Albino João Ragnini que entre os anos de 2001 e 2002 dirigiu a Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal – AMEC.
O primeiro professor de Educação Física a chegar em Cacoal foi o professor Adão Venzel do Nascimento onde só atuava na época com o atletismo onde vários atletas se destacaram no Jogos Escolares de Rondônia – JOER nos anos de 1980 e 1990, tais como: Aparecido Cassiano Barbosa (Cidão), José de Souza Azevedo no Arremesso de Peso, Maria Sebastiana, José Vicente, Erasmo Valeriano, nos 1.500, 3.000 e 5.000 metros, Clodoaldo Nunes Codó nos 100, 200 e 400 metros, também foram destaques Tereza, Stael Witt, Ana Belarmina, Aroldo de Souza, Lula, Rosevelt, Paulo Lenzi e Edosn Lenzi (Fezão). Os campeonatos Municipais eram disputados com as seguintes equipes Cafeeira Hed, Prefeitura Municipal, INCRA, Bradesco, Hospital Jesus Nazareno e Maquina Pará. A Liga Desportiva de Cacoal – LDC teve o primeiro presidente o senhor Aparecido Nicoline e a diretoria tinha ainda Odilon Ferreira e Hidelbrando Borba.
O presidente da Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal – AMEC, Romeu Rodrigues Moreira, agradeceu a presença de todos na Exposição AMEC 30 Anos: A História da Cultura e do Esporte em Cacoal, salientando que tudo isso é inicio de um processo que busca resgatar todas essas tradicionais culturais e esportivas de nosso município nesses 30 anos de criação da entidade. Romeu também fez questão de destacar todo o trabalho desempenhado pelos gestores esportivos e culturais nesta três décadas, finalizando disse que todo o trabalho conta com o apoio dos dirigentes esportivos, principalmente pioneiros que estiveram e ainda estão há muito tempo desenvolvendo esses trabalhos em Cacoal.
HISTÓRIA DA AMEC: No dia 16 de abril de 1985 através do Prefeito Municipal Josino Brito foi criada a Autarquia Municipal de Esportes e Cultura – AMEC, pelo Projeto de Lei nº 053/PMC/85 com a finalidade de desenvolver o Esporte e Cultura do município de Cacoal em todas as esferas dos seguimentos da sociedade e nas mais variadas modalidade esportivas. Autarquias são entidades administrativas autônomas, isto é, pessoa jurídica de direito publico interno, com personalidade jurídica própria, autonomia administrativa, financeira e técnica. A missão é de planejar, coordenar e executar as políticas públicas do esporte e do lazer, bem como, promover e incentivar a prática do esporte a todos os munícipes, objetivando cidadania, inclusão social e melhor qualidade de vida. Na Lei nº 1885, de 09 de Janeiro de 2006, com o desmembramento da Cultura, que passou a ser uma Fundação, a AMEC ficou com a mesma sigla, porém com uma nova denominação, “Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal”, permanecendo com a essência do objetivo para a qual foi criada.
A atleta Helena Pereira Santos recebeu uma homenagem do prefeito Pe. Franco Vialetto, em nome de todos os atletas que já deram e co tinuam dando muita glória ao município de Cacoal. Helena emocionada aproveitou para contar um pouco de sua experiência e desafios representando o município de Cacoal, bem como o Estado de Rondônia em competições nacionais e internacionais na modalidade do atletismo no inicio da década de 90 como atleta amadora tornando-se profissional em 1994, ano em que se tornou recordista brasileira dos 10 mil metros que é mantido até hoje. Helena participou e ganhou diversas competições na qual se destaca: Campeã dos Jogos Abertos de Rondônia em 1990, campeã Estadual, Campeã Corrida Axé Pinto Manaus, Campeã Brasileira dos 10 mil metros, São Leopoldo-RS, 25º lugar na Corrida São Silvestre, Vice-campeã Sul-Americano na Argentina, Pan-americano no Chile, Sul-americano de Cross Crowtry na Califórnia, Mundial do Revezamento de Maratona em SEUL, Coréia do Sul, Mundial de Cross Crowtry em Duran, Inglaterra e troféu Brasil no Rio de Janeiro.
Finalizando o evento foi realizado uma Mesa Redonda conduzida pelo professor Welinton Nunes Soares, representante do Conselho Estadual do Esporte – CONEDE. A Mesa Redonda contou com a participação de alguns dos gestores da cultura e do esporte nos 30 anos de criação da AMEC, como professores Áustia Azevedo, Albino Ragnini, Sidarta Michalzuck, e Romeu Moreira, onde cada um relataram os trabalhos, dificuldades, conquistas e desafios na direção da AMEC.
A Exposição teve a presença e visitas ainda do prefeito Pe. Franco Vialetto; Senador Valdir Raupp, deputada federal Marinha Raupp, representante da SECEL e do Governo; Chicão Santos, vereador Bruno Trevizani; secretários municipais, professores e demais autoridades.