Público prestigia Exposição AMEC 30 Anos

Público prestigia Exposição AMEC 30 Anos

Público prestigia Exposição  AMEC 30 Anos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Centenas de desportistas, atletas, professores, autoridades e comunidade em geral estiveram na última quinta-feira, 16 de abril, no saguão do Teatro Municipal prestigiando a solenidade de abertura da Exposição AMEC 30 Anos: A História do Esporte e Cultura em Cacoal. O evento teve abertura na noite de quinta-feira e se estendeu até sábado às 12 horas, e foi organizado pela Prefeitura de Cacoal através da AMEC e Fundação Cultural de Cacoal – FUNCCAL. 
A palestra da noite de abertura conduzida pela professora e historiadora Lourdes Kemper do Prado, autora do livro Cacoal Sua História Sua Gente, onde ela abordou os inicios das atividades culturais e esportivas no município. A professora destacou que no ano de 1975 foi fundada em nosso município a primeira equipe de futebol que foi a equipe Cacoal Atlético Clube (CAC), que era comandada pelo senhor Jovelino Corrêa que é conhecido como “Jovem”. Depois foi fundada a equipe do INCRA que era somente composta por funcionários do INCRA comandada pelo Bosco. A equipe do Foto Central comandada pelos senhores Argileu Argolo e Dejair, também a equipe do Botafogo da Linha 08 conhecido como Botafogo Pé da Serra que era dirigida pelo senhor Orivaldo Lovo, onde o mesmo fundou a Lovo Organizações Esportivas. Dessa época em diante os desportistas ou peladeiros jogavam suas peladas nos campos da Escola José de Almeida, Bernardo Guimarães, onde hoje é o atual Ginásio de Esportes Capitão Rui Luiz Teixeira, campo da Comunidade São Judas Tadeu, campo da Serraria Maia atrás do Posto Silmara e Campo do Edno Marques Xavier.
Daquela época em diante foram formando equipes de futebol, exemplo da Associação Atlética Municipal de Cacoal – AAMC – Tricampeão Municipal e Campeão do Campeonato da BR disputado com equipes dos municípios de Ouro Preto até Vilhena; Rio Branco através do desportista Maia da Teleron; Corinthians do senhor Nelson Rangel da Farmácia; Lavrama do Norte e outros campeonatos que eram disputados com equipes da Zona Rural e Urbana no campo da Fazenda do senhor Pedro Kemper, na Linha 02. Lourdes Kemper também salientou que os jogos do Campeonato Peladão eram nos campos da Zona Rural, onde hoje é disputado como Campeonato Rural e Taça Padre Ezequiel Ramin até se formar a equipe da Sociedade Esportiva União Cacoalense duas vezes vice-campeã Estadual nos anos de 2001 e 2002 e Bicampeã Estadual nos anos de 2003 e 2004. Outro ponto destacado é que na década de 80 o esporte de quadra era comandado pelo segundo professor de Educação Física a chegar em nosso município o senhor Albino João Ragnini que entre os anos de 2001 e 2002 dirigiu a Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal – AMEC.
O primeiro professor de Educação Física a chegar em Cacoal foi o professor Adão Venzel do Nascimento onde só atuava na época com o atletismo onde vários atletas se destacaram no Jogos Escolares de Rondônia – JOER nos anos de 1980 e 1990, tais como: Aparecido Cassiano Barbosa (Cidão), José de Souza Azevedo no Arremesso de Peso, Maria Sebastiana, José Vicente, Erasmo Valeriano, nos 1.500, 3.000 e 5.000 metros, Clodoaldo Nunes Codó nos 100, 200 e 400 metros, também foram destaques Tereza, Stael Witt, Ana Belarmina, Aroldo de Souza, Lula, Rosevelt, Paulo Lenzi e Edosn Lenzi (Fezão). Os campeonatos Municipais eram disputados com as seguintes equipes Cafeeira Hed, Prefeitura Municipal, INCRA, Bradesco, Hospital Jesus Nazareno e Maquina Pará. A Liga Desportiva de Cacoal – LDC teve o primeiro presidente o senhor Aparecido Nicoline e a diretoria tinha ainda Odilon Ferreira e Hidelbrando Borba.  
O presidente da Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal – AMEC, Romeu Rodrigues Moreira, agradeceu a presença de todos na Exposição AMEC 30 Anos: A História da Cultura e do Esporte em Cacoal, salientando que tudo isso é inicio de um processo que busca resgatar todas essas tradicionais culturais e esportivas de nosso município nesses 30 anos de criação da entidade. Romeu também fez questão de destacar todo o trabalho desempenhado pelos gestores esportivos e culturais nesta três décadas, finalizando disse que todo o trabalho conta com o apoio dos dirigentes esportivos, principalmente pioneiros que estiveram e ainda estão há muito tempo desenvolvendo esses trabalhos em Cacoal.
HISTÓRIA DA AMEC: No dia 16 de abril de 1985 através do Prefeito Municipal Josino Brito foi criada a Autarquia Municipal de Esportes e Cultura – AMEC, pelo Projeto de Lei nº 053/PMC/85 com a finalidade de desenvolver o Esporte e Cultura do município de Cacoal em todas as esferas dos seguimentos da sociedade e nas mais variadas modalidade esportivas. Autarquias são entidades administrativas autônomas, isto é, pessoa jurídica de direito publico interno, com personalidade jurídica própria, autonomia administrativa, financeira e técnica. A missão é de planejar, coordenar e executar as políticas públicas do esporte e do lazer, bem como, promover e incentivar a prática do esporte a todos os munícipes, objetivando cidadania, inclusão social e melhor qualidade de vida. Na Lei nº 1885, de 09 de Janeiro de 2006, com o desmembramento da Cultura, que passou a ser uma Fundação, a AMEC ficou com a mesma sigla, porém com uma nova denominação, “Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal”, permanecendo com a essência do objetivo para a qual foi criada.
A atleta Helena Pereira Santos recebeu uma homenagem do prefeito Pe. Franco Vialetto, em nome de todos os atletas que já deram e co tinuam dando muita glória ao município de Cacoal. Helena emocionada aproveitou para contar um pouco de sua experiência e desafios representando o município de Cacoal, bem como o Estado de Rondônia em competições nacionais e internacionais na modalidade do atletismo no inicio da década de 90 como atleta amadora tornando-se profissional em 1994, ano em que se tornou recordista brasileira dos 10 mil metros que é mantido até hoje. Helena participou e ganhou diversas competições na qual se destaca: Campeã dos Jogos Abertos de Rondônia em 1990, campeã Estadual, Campeã Corrida Axé Pinto Manaus, Campeã Brasileira dos 10 mil metros, São Leopoldo-RS, 25º lugar na Corrida São Silvestre, Vice-campeã Sul-Americano na Argentina, Pan-americano no Chile, Sul-americano de Cross Crowtry na Califórnia, Mundial do Revezamento de Maratona em SEUL, Coréia do Sul, Mundial de Cross Crowtry em Duran, Inglaterra e troféu Brasil no Rio de Janeiro.
Finalizando o evento foi realizado uma Mesa Redonda conduzida pelo professor Welinton Nunes Soares, representante do Conselho Estadual do Esporte – CONEDE. A Mesa Redonda contou com a participação de alguns dos gestores da cultura e do esporte nos 30 anos de criação da AMEC, como professores Áustia Azevedo, Albino Ragnini, Sidarta Michalzuck, e Romeu Moreira, onde cada um relataram os trabalhos, dificuldades, conquistas e desafios na direção da AMEC.
A Exposição teve a presença e visitas ainda do prefeito Pe. Franco Vialetto; Senador Valdir Raupp, deputada federal Marinha Raupp, representante da SECEL e do Governo; Chicão Santos, vereador Bruno Trevizani; secretários municipais, professores e demais autoridades.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS