Prefeitura cria projeto de incentivo a criação de rãs

O Secretário de Agricultura Carlos Henrique e o Produtor Rural Ivanilto Silva Cunha realizaram uma viagem técnica ao Ranário Santa Clara, na cidade de Santa Isabel no interior de São Paulo.

Prefeitura cria projeto de incentivo a criação de rãs

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Descrita como uma fina iguaria pelos gregos, degustar a carne de rã é um hábito tão saudável quanto antigo. Com objetivo de fortalecer a criação de rãs no município e até mesmo no estado, a secretaria de agricultura de Monte Negro-RO (Sepagri) participou no último dia 14/2015 do Encontro Técnico de Ranicultura com o apoio da Prefeitura Municipal.

O Secretário de Agricultura Carlos Henrique e o Produtor Rural Ivanilto Silva Cunha realizaram uma viagem técnica ao Ranário Santa Clara, na cidade de Santa Isabel no interior de São Paulo.

O proprietário do ranário Wilson Luiz Cantiere, é formado em Biologia e tem Especialização em Organismos Aquáticos, e trabalha no setor a mais de 23 anos. Segundo ele, “criar rã não é fácil mais é um excelente negócio”. Segundo Wilson, a ranicultura é uma atividade relativamente nova no Brasil, mas que desperta interesse junto a produtores rurais e outros investidores, pelo grande potencial que apresenta, principalmente na produção de carne para o mercado local e internacional. Em acréscimo, parabenizou o interesse do produtor Ivanilto e a iniciativa da Secretaria de Agricultura em apoiar esta atividade, que para ele, irá trazer diversidade de produção, e principalmente desenvolvimento econômico e social para a agricultura do Município.

Para Ivanilto, produtor rural, residente na BR-421 de Monte Negro, esta visita é o início da realização de um sonho que o acompanha a mais de cinco anos, mas que não encontrava apoio suficiente para incentivá-lo no projeto de criação de rã. “Muitas pessoas tentavam me desanimar e muitas portas foram fechadas pra mim, mas hoje, encontrei o apoio que preciso e agradeço ao Prefeito Jair Miotto Júnior e ao Secretário Carlos pela grande ajuda e suporte, e espero agora contar com o apoio dos demais órgãos competentes para realizar o meu sonho”, disse o produtor.

O produtor rural Ivanilton já tem uma estrutura de barracão montada, e trouxe do Ranário Santa Clara 02 milheiros de girinos e 25 casais de matrizes. O Secretário se comprometeu em ajudar a desenvolver o projeto para a construção do abatedouro com o Selo do Estado, e a Secretária Adjunta de Agricultura de Estado Mary Braganhol se comprometeu em dar suporte com os equipamentos necessários.

Segundo o prefeito, o encontro foi importante para estimular a volta da criação em Rondônia. “A atividade de ranicultura no passado já foi bastante expressiva, mas nos últimos anos foi um pouco esquecida e o resgate deste tema foi muito importante para alavancar a ranicultura como alternativa de diversificação da atividade rural e de renda”, destacou o gestor.

O Ranário Santa Clara é o mais famoso do Brasil e, além de sua importância no cenário nacional, é também bastante visitado por pesquisadores e criadores de outros países.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS