Exposição fotográfica retrata cultura negra

Com objetivo de valorizar a cultura negra em Pimenteiras do Oeste, RO, foi realizada neste domingo, 28, uma exposição de fotografia que faz parte do ‘Faces do Quilombo’.

Exposição fotográfica retrata cultura negra

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com objetivo de valorizar a cultura negra em Pimenteiras do Oeste, RO, foi realizada neste domingo, 28, uma exposição de fotografia que faz parte do ‘Faces do Quilombo’.

Coordenado pela jornalista Andréia Machado, o projeto conta com o apoio da Fundação Palmares e do Ministério da Cultura, e valoriza a cultura negra do município, observando e registrando, por meio de fotos, as riquezas culturais e locais, a partir da perspectiva dos moradores da comunidade.

Andréia explica que a escolha da cidade para a realização do projeto se deu pelo fato de Pimenteiras ter sido fundada por remanescentes do quilombo Quariterê.

A exposição foi realizada na Praça dos Quilombolas e contou com cerca de 100 fotos produzidas pelos estudantes das escolas públicas Inácio de Castro e Paulo Freire, de Pimenteiras do Oeste, que participaram de três oficinas de fotografia do projeto ocorridas em agosto.

Durante a exposição foram entregues os certificados de participação nas oficinas. Empolgados os alunos manifestaram interesse de continuar fotografando as belezas culturais do município.

A exposição marca o encerramento do projeto. De acordo com Andréia, a exposição é uma oportunidade de os remanescentes quilombolas mostrarem suas identidades e os aspectos do cotidiano.

“Foi muito interessante a forma com que os moradores de Pimenteiras começaram a enxergar o município com outros olhos, após a realização do projeto. Muitas pessoas vinham e me falavam que não imaginava que a cidade tinha tantas belezas e riquezas culturais”, disse Andréia.

A presidente da Associação da Comunidade Remanescente Quilombola de Pimenteiras do Oeste, Izabel Mendes, parabenizou a iniciativa do projeto e disse que o município é carente de projetos que valorizem a cultura negra. Atualmente a associação conta mais de 500 membros.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS