Conselho de Contabilidade participa de seminário por eleições limpas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Pelo quinto ano consecutivo será realizado em Brasília, de 14 a 16 de maio, o Seminário Nacional De Juízes, Procuradores, Promotores, Advogados Eleitorais (Senaje), reunindo especialistas em direito eleitoral, formadores de opinião e representantes da sociedade civil para difundir conhecimentos e informações sobre diversos aspectos das eleições brasileiras, tendo como tema o direito eleitoral no contexto da reforma política.
O Senaje é realizado desde 2001 pelo Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), movimento responsável pela conquista das duas leis de iniciativa popular anticorrupção do Brasil, a Lei 9840-99 (Compra de Votos) e a Lei 135-10 (Ficha Limpa). O MCCE é uma rede composta por mais de 50 das maiores organizações da sociedade civil brasileira e o Conselho Federal de Contabilidade é uma delas.
A Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia Vilma Fátima Mendes disse que os contadores estão cada vez mais inseridos no movimento de combate a corrupção e lembrou que a nova resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina a atuação do profissional de contabilidade na elaboração da prestação de contas do candidato que será enviada à Justiça Eleitoral.
Captação ilícita de sufrágio; aplicação da lei da Ficha Limpa nas eleições de 2014; financiamento de campanha; prestação de contas, propaganda eleitoral e liberdade de expressão são alguns dos painéis do encontro.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!