Reunião debate instalação de Comitê de Combate à tortura e Comissão de Direitos Humanos

Reunião debate instalação de Comitê de Combate à tortura e Comissão de Direitos Humanos

Reunião debate instalação de Comitê de Combate à tortura e Comissão de Direitos Humanos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma reunião preparatória para a instalação do Comitê de Combate à Tortura e da Comissão de Direitos Humanos foi realizada na manhã desta sexta-feira (25), no gabinete da Casa Civil e contou com a presença de representantes da Secretaria de Assistência Social (Seas), Coordenadoria Técnico Legislativa (Cotel), Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Cerimonial e Tribunal de Justiça do Estado (TJ/RO).
Prevista para o dia 06 de maio, o evento poderá contar ainda com a presença da Ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti e de Maria Margarida Pressburger, membro do Subcomitê de Prevenção da Tortura (SPT) das Nações Unidas.
De acordo com o secretário Chefe da Casa Civil, Marco Antônio de Faria, a repercussão gerada pelo episódio ocorrido em janeiro de 2002 no presídio Urso Branco foi o motivador de todo o trabalho que vem sendo realizado junto ao sistema carcerário rondoniense. “A instalação do comitê vem atender as normativas do acordo firmado entre o Governo do Estado e a Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) em Bogotá”, explica.
A instalação deste comitê e comissão são partes do pacto que o Governo do Estado fez e também serão mecanismos de Defesa dos Direitos Humanos que possam existir no Estado, complementa a Juíza de Direito Sandra Silvestre (TJ/RO). “Estas medidas forma constituídas em conjunto com organizações da sociedade civil e é exatamente esta sociedade que detém a maioria dos assentos”, esclarece.
Participaram da reunião o secretário adjunto da Sepog, Pedro Pimentel; a secretária adjunta da Seas, Zilene Santana Silva Rabelo; o coordenador da Cotel, Helder Risler e a chefe do Cerimonial, Helena Campanari.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS