Reunião na Caixa Econômica debate a implantação de projeto piloto da proposta "Quintais Produtivos"

Reunião na Caixa Econômica debate a implantação de projeto piloto da proposta "Quintais Produtivos"

Reunião na Caixa Econômica debate a implantação de projeto piloto da proposta

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Foi realizado na sede da Superintendência Regional Rondônia da Caixa Econômica Federal (CEF), nesta quinta-feira (24) uma reunião do gerente regional Wilson Souza e da gerente Elenice Carraro da Gerência Executiva de Habitação (GIHAB) e equipe, com representantes do Ministério da Integração Nacional, da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (FETAGRO), da Confederação dos Trabalhadores da Agricultura (CONTAG) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Em pauta um inédito projeto denominado "Quintais Produtivos", que é uma proposta que está sendo nacionalmente discutida e visa incrementar a produtividade no campo.

O projeto consiste em fornecer Kit de irrigação, insumos e equipamentos para beneficiamento da produção, com recursos Ministério da Integração, via Ministério das Cidades e gestão via Caixa Econômica Federal, para produção em pequenas áreas que variam de 500 m² a 2.500 m², com o objetivo de garantir a segurança alimentar, geração de renda e fixação das famílias de agricultores no campo, todo este processo priorizará a produção Agroecologica.

Este projeto será desenvolvido conjuntamente com o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e tem como público preferencial as famílias beneficiadas pelo PNHR. A proposta que nasceu inicialmente da mobilização nacional das mulheres denominado Marcha das Margaridas e Jornada das Margaridas realizada em agosto do ano passado em Brasília, é voltado principalmente ao fortalecimento da autonomia econômica  e organização produtiva das as mulheres.

Objetivo da reunião foi propor à CEF uma parceria com o Ministério da Integração para implementação em Rondônia de um projeto piloto dessa proposta, que foi encaminhada pela CONTAG/FETAGRO ao Governo Federal. Rondônia seria o primeiro Estado a ser beneficiado pelo projeto servindo de referência para posterior criação do Programa Quintais Produtiva.

Os representantes da Caixa Econômica foram muito receptivos ao projeto e se dispuseram a implementar o piloto do futuro programa, após a autorização da diretoria Nacional da instituição bancária. Próximo passo agora será uma reunião em Brasília com o Ministério das Cidades, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério Integração, Ministério do desenvolvimento Social e Combate a Fome, Caixa Econômica e CONTAG, para detalhar a operacionalização do projeto, sendo estas negociações do Grito da Terra Brasil.

A secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas, manifestou sua satisfação com a receptividade da CEF de Rondônia ao fortalecimento da implementação do Plano Nacional de Agroecologia com o apoio a proposta de fortalecimento da produção do "Quintal Produtivo". A secretaria de meio ambiente da FETAGRO, Creonice Vilarim ressaltou que o início de um projeto desta importância em Rondônia reflete o grau de organização dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) e da Federação. Itamar Ferreira, presidente da CUT, destacou que "um programa da importância dos Quintais Produtivos só está sendo possível porque temos um governo federal que enxerga a importância da agricultura familiar".

Participaram da reunião, também, Izabel Oliveira Secretaria de Mulheres da FETAGRO manifestando o quanto esta proposta é importante para a vida das mulheres que na sua maioria tem muita dificuldade de acesso a apoio via credito, receber o apoio via transferência e ainda conjunto com a Habitação Rural, significa uma mudança importantíssima na vida destas famílias, mas em especial na vida das mulheres; José Cícero Alves vice-presidente e Sandra Felycio secretaria de juventude, ambos da CUT e assessores.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS