Reunião na Casa Civil do governo poderá abrir negociações entre DETRAN e servidores em greve

Reunião na Casa Civil do governo poderá abrir negociações entre DETRAN e servidores em greve

Reunião na Casa Civil do governo poderá abrir negociações entre DETRAN e servidores em greve

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em reunião realizada nesta terça-feira (14), entre o chefe da Casa Civil do governador Confúcio Moura, Marco Antônio Faria, e representantes do Sindicato dos Servidores do Detran (SINSDET), presidente Carlos André e outros diretores, com a participação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), presidente Itamar Ferreira e o vice José Cícero Alves, foram debatidos os impasses que resultaram na atual greve dos servidores do DETRAN. Os representantes do Sindicato manifestaram indignação com a postura da direção da Autarquia, que após quase dois meses de greve ainda não realizou uma única negociação concreta e ainda tentou retaliar os servidores descontando os dias de greve no mês de dezembro.
O Chefe da Casa Civil solicitou que o SINDEST encaminhasse urgente para ele a pauta com todas as reivindicações, em seguida ele ouvirá a área técnica do governo e do DETRAN para realizar uma nova reunião com os representantes da categoria; após esta fase, ele pretende iniciar concretamente as negociações, na Mesa de Negociação Permanente (MENP), com a participação do DETRAN. O presidente do SINSDET foi enfático ao ressaltar o descrédito dos servidores em relação as negociações, inclusive com a MENP onde já houve uma tentativa que não avançou em nada. Marco Antônio garantiu que ele fará o acompanhamento dessa nova fase de negociações, sendo que já houve uma determinação do governador para que se tente construir um acordo com os servidores em greve.
Para o presidente da CUT, é natural a desconfiança dos servidores; entretanto, mantida a greve é necessário buscar todos os canais possíveis de negociação; sendo necessário um voto de confiança na atuação do Chefe da Casa Civil. Para CUT a postura da direção do DETRAN até o momento, sob o comando do diretor geral Aírton Gurgacz, tem sido muito infeliz ao apostar na falta de diálogo, numa possível decisão judicial contra a greve e no desconto dos dias parados para tentar acabar com a greve; além de não acabar, só fortaleceu o movimento e quem está sendo mais prejudicada é a população, que espera horas, as vezes dias, e não consegue resolver os problemas de documentação e novas habilitações. A expectativa é que ocorra avanços e que uma proposta aceitável seja apresentada aos servidores com a maior brevidade possível.
O presidente do SINDEST denuncia a precariedade no atendimento do DETRAN em todo Estado tem várias causas, sendo as principais: a falta de investimento em instalações adequadas, muitas das quais são alugadas, adaptadas e estão sem manutenção; equipamentos obsoletos e insuficientes; falta de funcionários e excesso de cargos comissionados, em torno de 30%; falta de investimentos no setor de informática que constantemente deixa a Autarquia sem sistema. Além das condições de trabalho o Sindicato denuncia o descaso com os servidores, que precisam de revisão no Plano de Carreira Cargos e Remuneração (PCCR); aprovação de leis que retiraram direitos, como o de participação no Conselho da Autarquia e a proibição de comissionados na área de informática.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS