A melhoria no atendimento aos cidadãos por parte dos órgãos públicos federais será tema de uma reunião entre o Ministério Público Federal (MPF) e representantes dessas instituições. A reunião será na próxima segunda-feira, 16 de dezembro, às 9h, na sede do MPF, em Porto Velho.
O MPF expediu no mês passado uma recomendação aos órgãos públicos federais, localizados em Porto Velho, para que adotem medidas concretas e efetivas a fim de aprimorar o atendimento ao público. “Durante a reunião da próxima segunda-feira, faremos esclarecimentos aos gestores públicos sobre os itens da recomendação e saberemos deles quais as iniciativas que estão adotando para fazer o atendimento público de maneira eficiente”, disse o procurador da República Reginaldo Trindade.
A recomendação apontou itens a serem abordados pelos gestores para a melhoria do atendimento ao público: capacitação de servidores públicos; local adequado, com mobília necessária para o serviço a ser prestado; ouvidoria ou setor responsável a fim de receber as reclamações formuladas pelos cidadãos; divulgação dos canais para reclamações, elogios e sugestões; e sindicâncias ou processos administrativos nos casos mais graves de mau atendimento.
Com a recomendação e a reunião com os órgãos públicos, o MPF espera evitar eventuais atos de improbidade administrativa decorrentes de maus atendimentos prestados. Um inquérito civil público está em andamento no MPF e através dele serão adotadas medidas preventivas e repressivas. Os órgãos públicos federais devem apresentar ao MPF seus planos de trabalho com tudo que vai ser feito para a melhoria do atendimento ao público.