Ação integrada entre Sejus e Seduc terá na reinserção social apoio nas escolas

Ação integrada entre Sejus e Seduc terá na reinserção social apoio nas escolas

Ação integrada entre Sejus e Seduc terá na reinserção social apoio nas escolas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Por determinação do governador Confúcio Moura, as secretarias de Estado trabalham integradas e formam convênios para aproveitar o potencial da reinserção social para as pessoas privadas de liberdade. Na manhã desta segunda-feira (25), aconteceu uma reunião no gabinete da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com as presenças da secretária adjunta da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), Sirlene Bastos e do secretário da educação, Emerson Castro, onde foi discutida a criação de convênios entre as duas pastas.
Foi debatida a criação de três convênios, um deles designará que a Superintendência de Esportes Cultura e Lazer (Secel) adquira os materiais esportivos do projeto “Pintando a Liberdade” do Ministério dos Esportes, que trata da fabricação de bolas, redes esportivas e camisetas feitas por reeducandos no Presídio Ênio Pinheiro, o que trará uma grande economia para o Estado quanto à aquisição destes materiais, já que o valor é mais em conta do que os encontrados no mercado.
Também foi proposta a criação de outros dois convênios, um que pretende utilizar a mão de obra das reeducandas na preparação da merenda nas escolas da rede estadual de educação. O titular da Seduc comentou da grande necessidade de mão de obra nessa área, “estamos necessitando de merendeiras em todas as escolas e podemos utilizar a mão de obra das apenadas nessa atividade, trazendo uma economia para o Estado e dando assim a oportunidade da reinserção social dessas mulheres à sociedade”, disse Emerson Castro. O outro convênio será voltado para o paisagismo e serviços de jardinagem nas escolas, tendo na mão de obra apenada a base do serviço.
A adjunta da Sejus, Sirlene Bastos destacou que é de grande interesse do Governo da Cooperação a criação desses convênios entre as secretarias para que se possa utilizar a mão de obra dos reeducandos, o que trará benefícios para o Estado e, principalmente, aos apenados. “Faz parte da nossa gestão e é uma determinação do governador Confúcio Moura que utilizemos o trabalho como ferramenta de reinserção social nos mais diversos tipos de serviços, garantindo assim a capacitação profissional dos apenados e uma melhor reintegração ao convívio em sociedade, pois terão mais facilidade para se inserir no mercado de trabalho, diminuindo as chances dessas pessoas voltarem a cometer outros crimes”.
Todas as tratativas dos novos convênios apontam como prazo de inicio das ações o próximo ano, e todos os levantamentos de dados e materiais serão realizados para que se obtenha sucesso nas atividades.
A reunião contou também com a presença do assessor de reinserção social Rodolfo Teixeira, do coordenador do projeto “Pintando a Liberdade”, Elias Rodrigues e do gerente de esportes da Secel, José Carlos Barroso.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS