Restauração da BR-425 deve garantir desenvolvimento para a Pérola do Mamoré

Restauração da BR-425 deve garantir desenvolvimento para a Pérola do Mamoré

Restauração da BR-425 deve garantir desenvolvimento para a Pérola do Mamoré

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Durante solenidades realizadas em Nova Mamoré e Guajará-Mirim, na quinta-feira (3), o vice-governador Airton Gurgacz participou da assinatura das ordens de serviços para o início das obras de restauração da BR-425. As ordens de serviços foram assinadas em dois trechos, a assinatura do trecho I aconteceu em Nova Mamoré pela manhã e assinatura do trecho dois foi realizada na Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim.
A obra será realizada por uma empresa de Rondônia, com investimento de R$ 140 milhões. “É uma alegria muito grande estarmos aqui discutindo avanços para Guajará-Mirim. Participar desse momento onde a bancada federal e o governo do Estado estão juntos, pedindo por melhorias e avanços para Guajará-Mirim, é uma imensa satisfação”, explica o vice-governador.
O diretor Executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Tarcísio Gomes de Freitas, disse que foi até Guajará-Mirim, não para anunciar a recuperação de dois lotes da Rodovia 425, mas para explicar a conquista de algumas melhorias para a região. “Até o dia dez desse mês, será licitada a construção da Ponte sobre Rio Abunã, da BR- 364 que liga o estado de Rondônia com o Acre, essa era uma exigência da bancada federal. Assim também como a ponte binacional Brasil/Bolívia,a ser construída pelo governo Federal sobre o rio Mamoré ligando Guajará-Mirim (RO) a Guayara-Merin, no lado boliviano, que será licitada ainda na primeira quinzena de dezembro desse ano”, disse.
Tarcísio Gomes, ressaltou ainda que pelo projeto, a ponte binacional terá uma extensão de 1.220 metros e largura de 17m e 30cm e inclui aduana, “O requinte arquitetônico também será bonito. A ponte também possibilitará acesso a La Paz, Peru e Norte do Chile”, esclarece o diretor Executivo do DNIT.
O prefeito de Guajará-Mirim, Dúlcio Mendes, disse que o dia foi para ouvir boas noticias para a cidade. “Valorizar esse simples ato de assinatura é de extrema importância para esse povo sofrido que perdeu parentes ou amigos nessa rodovia cheia de buracos e curvas perigosas, pessoas que morreram pela péssima condição da estrada”.
O presidente da Fecomércio, Raniery Coelho, acredita que com a construção da ponte binacional irá alavancar o desenvolvimento dos dois países. “Estamos capacitando pessoas para atuarem como profissionais na área do comercio em Guajará-Mirim, visando um crescimento na área na região”.
A deputada federal Marinha Raupp reconhecer a importância desta obra para a integração do Brasil com os dois países, a partir do estado de Rondônia. Também exigiu que a Anac, e a Secretaria de Aviação Civil (SAC), trabalhe em conjunto para conhecer as dificuldades e os desafios amazônicos e que desenvolva um projeto para o aeroporto da cidade que ajude no desenvolvimento ainda mais do município.
O senador Valdir Raupp explicou que a região de Guajará-Mirim será contemplada com grandes investimentos do governo federal. “A restauração da BR-425 significa desenvolvimento e segurança para o trânsito. Estamos trabalhando para instalação da usina binacional, a ponte Brasil/Bolívia e mais recursos para a saúde, educação e mais asfalto para a cidade”, relata o senador.
Participaram dessa solenidade o presidente da Valec –Construção Engenharia Construção Ferrovias S.A, Josias Sampaio; o prefeito de Nova Mamoré, Laerte Queiroz;, os senadores Ivo Cassol e Acir Gurgacz. Os representantes da Secretaria de Aviação, Tiago Pereira; e da Secretaria de Portos, Luis Montenegro; além do deputado federal do Rio de Janeiro, Washington Reis, e o prefeito de Guayamerin (BO), Alexander Gusmam.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS