Deputada quer ação preventiva contra hepatite em aldeias indígenas

Deputada quer ação preventiva contra hepatite em aldeias indígenas

Deputada  quer ação preventiva contra hepatite em aldeias indígenas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A exemplo do que já ocorreu em escolas públicas em Nova Mamoré, a deputada estadual Ana da 8 (PTdoB) vai levar serviços preventivos contra a hepatite as aldeias indígenas localizadas na região do Vale do Mamoré, com o principal objetivo de esclarecer, através de informações básicas, a transmissão da doença, prevenção e tratamento aos jovens índios.
De acordo com a deputada Ana a ação conjunta com a Associação de Portadores de Hepatite, quer diminuir o índice da doença que cresce sem controle na região. O evento coordenado pela equipe de profissionais da Associação de Portadores de Hepatite recebe apoio de uma equipe técnica da Comissão de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa, da qual a deputada Ana da 8 é presidente. “Queremos atender direto na necessidade apresentada pela população e como sabemos do aumento do índice da doença, vamos promover o acesso dos jovens indígenas às informações necessárias para a prevenção, ou tratamento, se diagnosticada a doença”, disse.
Os técnicos vão percorrer as tribos indígenas do Lago Velho e Lago Novo, vão ao distrito de Surpresa, Aldeias do Ribeirão e Limão e distrito do Iata em Guajará-Mirim, além dos distritos de Palmeiras, Nova Dimensão e Jacinópolis pertencentes a Nova Mamoré.
Os profissionais realizam palestras educativas e distribuem panfletos e folders explicativos sobre todo o processo da doença após o diagnóstico, além de informações esclarecedoras para a prevenção. Tem ainda a realização do exame que apresenta o resultado em cerca de 20 minutos.
A deputada fez questão de ressaltar que o projeto é uma iniciativa do presidente da Associação dos Portadores de hepatite, Eudes Brasil, que teve o diagnóstico positivo para a doença e desde então quer alertar os jovens para os riscos da Hepatite. “É louvável fazer parte de um trabalho voluntário como este. O presidente da Associação, Eudes Brasil tem meu respeito e meu apoio para tudo o que precisar”, frisou Ana.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS