JARU - Regularização Fundiária começa na próxima segunda-feira em 42 propriedades

JARU - Regularização Fundiária começa na próxima segunda-feira em 42 propriedades

JARU - Regularização Fundiária começa na próxima segunda-feira em 42 propriedades

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma reunião, realizada na manhã desta terça-feira (10) no Centro de Convenções em Jaru, tratou da regularização fundiária no município.

A Associação dos Produtores Rurais e Chacareiros (ASPROCHACRA), juntamente com a prefeitura, através da secretaria municipal de agricultura (SEMAGRA) discutem desde o inicio do ano medidas para viabilizar a regularização fundiária urbana e rural do município regulamentando todo o setor chacareiro e também os Distritos de Bom Jesus e Tarilândia.

A regularização deve começar na próxima segunda-feira (16) pelo Setor do Areal, onde estão concentradas aproximadamente 42 chácaras. Ficando os chacareiros responsáveis pela aquisição dos marcos que irá demarcar os limites das propriedades.

Aprincipio será realizado o levantamento topográfico e o georreferenciamento, através do qual será gerada a planta baixa com mapa geral do perímetro com o responsável técnico (RT).

Entre as vantagens da Regularização, estão: Valorização do imóvel, acesso aos programas oferecidos pelos governos, municipal, estadual e federal e ao crédito bancário.

De acordo com a coordenadora da regularização fundiária no Estado, Edneia a regularização será feita por execução direta por técnicos da SEMAGRI, para garantir celeridade no serviço. “Todos os chacareiros serão atendidos, mas a regularização será realizada por etapa”, destacou.

Segundo a prefeita, Professora Sonia a regulamentação está entre as prioridades do executivo municipal. “A falta de regularização gera uma série de limitações para a qualidade de vida das famílias, e para o desenvolvimento do município”, frisou.

Evandro Padovani, secretario de estado de agricultura, reafirmou o compromisso do governo do Estado com Jaru e disse que a Regularização fundiária, significa segurança jurídica e bem estar para o produtor.

Waltenes Diniz, secretário municipal de agricultura lembrou que a organização dos chacareiros em associação, foi um dos principais requisitos para a conquista. “Estamos trabalhando em busca do desenvolvimento da agricultura familiar”, comentou.

A ASPROCHACRA conta atualmente com aproximadamente 60 sócios em um universo de mais de 200 chacareiros.

O presidente da ASPROCHACRA, Claudinei Ribeiro falou da satisfação em poder regularizar as propriedades.“Pra gente é uma grande vitória, pois com a regularização poderemos implementar a nossa produção”, frisou.

O presidente da câmara de vereadores, Josemar da 34, disse que a regularização é resultado da preocupação da administração em planejar o município, fazendo com os produtores rurais sejam reconhecidos. “O homem do campo é a mola mestre para o desenvolvimento”, frisou.

Mais de 100 chacareiros participaram do encontro que contou ainda com a presença da prefeita, Professora Sonia, o secretario de Estado de Agricultura Evandro Padovani, a coordenadora da regularização fundiária no Estado Edneia Gusmão, além do presidente da câmara de vereadores Josemar da 34, vereador Benildo Márcio, Edmilson Moreira, o presidente da ASPROCHACRA Claudinei Ribeiro e o vice-presidente da FETAGRO, Lázaro Dobri.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS