Festa da Melancia é sucesso no distrito de Nazaré
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Tradicionalmente o Festival da Melancia do distrito de Nazaré reuniu milhares de pessoas durante os dois dias de realização (16 e 17/08). Esta foi a sétima edição do festejo que abre espaço para a exposição do fruto, sua comercialização e fechamento de grandes negócios. O presidente da Associação dos Produtores e Amigos do Distrito de Nazaré (Ampan), Jéferson Tavarez, abriu o evento falando da importância em se divulgar esta ação. “ Todos os anos vemos mais e mais pessoas prestigiando a Festa da Melancia e isso tem trazido grandes benefícios, pois as vendas aumentam e mais pessoas passam a conhecer nosso trabalho.
E quero aqui parabenizar cada produtor que não tem medido esforços para ajudar a realizar esta festa tão bonita”, disse o presidente acrescentando que ainda é preciso maior apoio e parceria. “Temos hoje a prefeitura e o Estado ao nosso lado, mas precisamos de mais colaboradores para que nossos produtos ganhem força no mercado e que o investimento chegue ao nosso produtor, isso vai gerar trabalho, renda e consequentemente maior qualidade de vida para todos nós que vivemos da nossa produção”, observou.
Representando a prefeitura de Porto Velho, o secretário municipal adjunto de Agricultura, Licério Corrêa, parabenizou o esforço dos produtores e disse que é com muita satisfação que vê as mulheres também envolvidas nesse processo. “ Temos aqui bons exemplos de mulheres que criaram várias iguarias a partir da melancia com o intuito de ganhar uma renda extra e que deu tão certo que hoje produzem não só para a Festa da Melancia que é anual, mas sob encomenda. E isso é gratificante, e sob o olhar atencioso do nosso prefeito com a área rural vamos buscar mecanismos que possam ajudar nesse trabalho”, comentou.
O administrador do distrito Pedro Bastos, agradeceu aos colaboradores e as visitantes solicitando que visitem o distrito em outras oportunidades também. “ Estamos de portas abertas, o distrito de Nazaré tem potencial, nossos produtores são guerreiros, o que nos falta é apoio e isso estamos buscando”, disse.
O Movimento das Mulheres Ribeirinhas organizou uma tenda com a exposição e comercialização de vários produtos artesanais, como biojoias, tapetes e kits de cozinha bordados à mão, como também chapéus, camisetas e peças em palha e tecido.
Também estiveram presentes a secretária adjunta estadual do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Sônia Maria, a coordenadora municipal de Pesca, Marina Gomes e outros convidados das esferas municipal e estadual.
Na forma de apoio e contribuição para a festa deste ano, a Semagric colocou à disposição dos organizadores seis tendas para exposição de produtos, barco para deslocamento de moradores das regiões próximas e colaboração direta em serviços de infraestrutura por meio de alguns servidores que atuaram em cooperação aos organizadores.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!