Plano Econômico dos Servidores do INCRA é mantido por meio de Ação Judicial

Plano Econômico dos Servidores do INCRA é mantido por meio de Ação Judicial

Plano Econômico dos Servidores do INCRA é mantido por meio de Ação Judicial

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mas de cem servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) continuarão recebendo os valores referentes ao Plano Bresser. O anúncio foi feito esta semana pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Rondônia (Sindsef-RO), Daniel Pereira.
Os servidores foram notificados pelo INCRA que o percentual seria retirado do Contra – Cheque no mês de Junho/2013. Contudo, por meio de ação judicial ajuizada pelos advogados Karoline Monteiro, Elton Assis e Raul Fonseca, do escritório Fonseca e Assis Advogados Associados, o plano econômico foi mantido.
Segundo o presidente, o Juiz Carlos Antônio Chagas Junior da Segunda Vara do Trabalho, do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-RO) concedeu a antecipação de tutela, decisão que devolve aos servidores o direito de continuar a receber os valores pagos até que outra decisão de corte superior seja tomada. Na prática, explica o presidente, o governo federal fica impedido de descontar os valores referentes ao Plano Bresser.
De acordo com Daniel Pereira, a retirada do Plano Bresser dos salários dos servidores é ilegal, já que a decisão que incorporou os valores aos vencimentos já transitou em julgado. Para que o servidor não tenha perdas, a decisão do Tribunal Regional do Trabalho determina que os valores sejam pagos, se for o caso, em folha suplementar. A medida assegura que o Incra não protele o pagamento alegando dificuldades para incluir os valores na folha de pagamento.
Daniel disse que esta é mais uma conquista para a categoria, em especial dos servidores do Incra. Ele ressalta o compromisso da atual diretoria que não mede esforços na luta pelos direitos dos servidores públicos federais, ante a política ditatorial e mesquinha que adotada o governo federal. Para Daniel, a força de mobilização da categoria em Rondônia, bem como a qualidade do setor jurídico fazem a diferença na luta pelos trabalhadores.
MULTA
Ainda de acordo com a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-RO), fica estipulada a multa diária de R$ 5.000,00 por cada servidor representado na ação. Segundo Daniel Pereira, a multa é mais uma garantia de que o governo federal não tentará manobras para retardar a devolução dos valores aos salários dos servidores.
O Plano Bresser foi um plano econômico brasileiro lançado em 16 de junho de 1987 através dos Decretos-Lei 2335/871, 2336/87 e 2337/87, pelo então Ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser Pereira. O plano Bresser seguiu o plano Cruzado, que havia fracassado na tentativa de controlar a inflação.
O QUE É O PLANO BRESSER
Em abril de 1987, em meio à crise provocada pelo fracasso do Plano Cruzado, e com a inflação em alta, Luiz Carlos Bresser Pereira assumiu o Ministério da Fazenda do Governo José Sarney.
Um mês após a sua posse a inflação atingiu o índice de 23,21%. O grande problema era o déficit público, pelo qual o governo gastava mais do que arrecadava, sendo que nos primeiros quatro meses de 1987, já se havia acumulado um déficit projetado de 7,2% do PIB.
Então, em junho de 1987, foi apresentado um plano econômico de emergência, o Plano Bresser, onde se instituiu o congelamento dos preços, dos aluguéis, dos salários e a URP (Unidade de Referência de Preços) como referência monetária para o reajuste de preços e salários.
Desde o fim do plano, os servidores lutam na Justiça para recuperar as perdas causadas pelos erros da política econômica do governo federal.
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS