Presidentes do Confea e Crea-RO realizam encontro para tratar situação da engenharia no país

Presidentes do Confea e Crea-RO realizam encontro para tratar situação da engenharia no país

Presidentes do Confea e Crea-RO realizam encontro para tratar situação da engenharia no país

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na tarde da última sexta-feira, 07, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro civil José Tadeu da Silva, concedeu uma série de entrevistas aos veículos de comunicação para falar sobre a atual situação da engenharia no país, da demanda cada vez mais crescente, da preocupação do Conselho Federal em intensificar a fiscalização do trabalho do engenheiro, sobre a ampliação das funções e atuações dos Creas do Brasil, sobre como a população pode ter acesso aos trabalhos desenvolvidos pelo Conselho e qual a sua função, entre outros temas. O presidente estava participando da 1ª Reunião Extraordinária do Colégio de Presidentes, que a capital sediou. 
José Tadeu destacou a importância da participação do profissional na gestão pública. “Os engenheiros, agrônomos, meteorologistas, geólogos e geógrafos, técnicos e tecnólogos dessas modalidades são profissionais que têm notório conhecimento e saber técnico-científico. E muitas vezes a solução para os setores habitação, transportes, meio ambiente, saneamento básico, planejamento urbano e energia, entre outros, está na área tecnológica”, disse o presidente. 
Durante a entrevista o presidente foi indagado sobre a falta de engenheiros no país e a atual situação. “Já temos engenheiros desempregados, então não há falta de engenheiros. Aí entra a questão do Produto Interno Bruto, o PIB. Tudo que sai do país, 70% envolve o conhecimento da engenharia. Projetaram um PIB de 5% a 7%, só que isso não aconteceu. Se ocorresse um crescimento no Brasil de 4% a 6%, nós iríamos precisar de 300 mil engenheiros e formaríamos 120 mil e teríamos um déficit de engenheiros. Consequentemente, a falta de profissionais não é o problema. Masm alguns campos de atuação, onde é escasso, como por exemplo, no campo da mineração, do petróleo, do gás e do óleo, a demanda de profissionais não é tão grande" disse Tadeu. 
Também concederam entrevista, o presidentes do Crea do Distrito Federal, o engenheiro civil Flávio Correia, a presidenta do Crea de Tocantins, engenheira civil Roberta Castro, entre outros presidentes dos Creas de outros estados brasileiros. 
O presidente do Crea-RO, engenheiro civil, Nélio Alencar, abordou ainda a missã do Conselho em atuar em consonância com o Confea, promovendo a verificação, a fiscalização e o aperfeiçoamento do exercício e das atividades profissionais. 
"O Crea completa em 2013, trinta anos atuando em defesa da sociedade e não medirá esforços na busca pela excelência. A engenharia tem um papel fundamental no desenvolvimento do país", disse Alencar. Na ocasião, o presidente do Confea José Tadeu, visitou o estande do Crea Rondônia no III Festival da Casa Própria, realizado no espaço do Bingool Clube, em Porto Velho. “Temos um papel social muito grande, e com essas atitudes, nós nos colocamos à disposição da sociedade garantindo qualidade de vida à população”, disse Tadeu, que visitou ainda os viadutos na capital.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS