Durante a solenidade de entrega da revitalização do Centro de Desporto e Lazer (Cedel) Jorge Sarrafe dos Santos, na avenida Jatuarana, em Porto Velho, o secretário de Estado de Justiça (Sejus), Fernando Oliveira, ressaltou, nesta terça-feira (23), a importância da mão de obra apenada em trabalhos que, como esse, oferecem qualidade de vida para a população através de espaços limpos, iluminados e adequados para a prática de exercícios físicos e lazer das famílias, e com o diferencial de custos mais baixos.
A revitalização do Cedel Jorge Sarrafe dos Santos foi realizada no período de um mês, e assim como aconteceu no Complexo Poliesportivo Deroche, entregue no último mês de março, foram 14 apenados trabalhando na reestruturação do local. Segundo Fernando Oliveira, o total de reeducandos trabalhando em Porto Velho é de aproximadamente 1.700. “A orientação do governador Confúcio Moura foi para que todas as secretarias de Estado abrissem essas vagas, e a maioria desse total está trabalhando em órgãos públicos, o que também é uma forma de oferecer a esses apenados uma oportunidade de reinserção social”, explicou o secretário de Justiça.
Fernando Oliveira enfatiza que essas ações têm sido priorizadas através do esforço conjunto do Governo da Cooperação e da Sejus, que tem aberto portas para mão de obra apenada, além de empresas parceiras que abraçam a causa. “Seja através de convênios com o Fundo Penitenciário, parcerias privadas ou trabalhos realizados dentro da própria unidade prisional, todas as ações são voltadas para a ressocialização, capacitação, e oportunidade de retorno ao meio social com dignidade”, concluiu.