Oitenta crianças e adolescentes são beneficiadas com o curso do Projeto Social Bombeiro Mirim em Nova Mutum Paraná. A implantação do projeto foi possível com as parcerias firmadas entre o Corpo de Bombeiros e a Energia Sustentável do Brasil (ESBR), o Observatório Ambiental Jirau, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Cooperativa dos Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPROJIRAU). O curso foi iniciado em novembro e será concluído na segunda quinzena deste mês.
O Bombeiro Mirim é o primeiro projeto social na localidade e objetiva fornecer a crianças e adolescentes de baixa renda a oportunidade de completar a educação com atividades que desenvolvam a cidadania, a ética e a inclusão social.
Os alunos têm entre 9 e 13 anos e estão divididos em duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde. Durante 45 dias, os estudantes recebem informações básicas de preservação do meio ambiente, proteção de vidas e bens, noções de saúde e higiene, ensinamentos básicos de prevenção contra incêndio e pânico, evasão organizada de local sinistrado e assepsia de ferimentos leves, dentre outros.
Segundo o gerente de Socioeconomia da ESBR, Luiz Antônio Medeiros, a iniciativa tem o apoio da empresa, pois promove a qualidade de vida, através de um conjunto de políticas públicas voltadas para inclusão social, integração e mobilização comunitária. “São ações que visam principalmente a defesa da vida, o respeito à cidadania e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes”, afirma.
De acordo com o coordenador do projeto em Nova Mutum, sargento BM Rique Nelson, os resultados no curso já estão aparecendo. “Alguns pais vieram nos parabenizar pelo trabalho, pois os filhos haviam mudado o comportamento em casa”, afirmou. Ainda conforme o sargento, novas turmas de Bombeiro Mirim serão formadas em 2013.